Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4639
Título: A longitudinalidade na atenção primária à saúde das crianças menores de dois anos, Porto Velho - Rondônia
Autor(es): Reis, Emanoella Abadias
Palavras-chave: Saúde da criança
Atenção Primária à Saúde
Estratégia saúde da família
Avaliação de serviços de saúde
Data do documento: 2021
Citação: REIS, Emanoella Abadias. A longitudinalidade na atenção primária à saúde das crianças menores de dois anos, Porto Velho - Rondônia. 2021. 61 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada do usuário nos serviços de saúde e deve ser a ordenadora do cuidado nas redes de atenção, principalmente na atenção à saúde da criança, devido a sua maior vulnerabilidade em adquirir comorbidades no processo de crescimento e desenvolvimento e as altas taxas de mortalidade infantil.O objetivo deste estudo é avaliar a presença e extensão do atributo de longitudinalidade da atenção primária à saúde da criança menor de dois anos no município de Porto Velho – RO janeiro a março de 2020. Realizou -se, um estudo transversal, avaliativo, de abordagem quantitativa, realizado nas unidades de saúde da família do município de Porto Velho – RO. A amostra foi de 104 familiares cuidadores de crianças menores de dois anos. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a fevereiro de 2020, mediante aplicação do instrumento PCATool- versão criança, em entrevista estruturada. Os dados foram analisados no software Statistica, versão 13.4, da TIBCO, mediante análise estatística descritiva e categorizados em forte (≥ 6,6) ou baixa orientação para APS. Os familiares cuidadores na sua maioria, possuía idade inferior a 30 anos (73,1%), sexo feminino (95,1%), vivia em união estável (76,9%), possuía o ensino médio completo ou ensino superior (56,7%) e não trabalhava (75,7%). O escore geral do componente longitudinalidade foi categorizado como baixa orientação para a APS (média 5,97) considerando o escore esperado (≥ 6,66). Este estudo mostrou que, na perspectiva do familiar/cuidador de crianças menores de dois anos, o atributo longitudinalidade do município apresenta fragilidades, necessitando de melhorias conforme os princípios do SUS, a fim de qualificar a assistência a essa população, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e melhor qualidade de vida.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4639
Aparece nas coleções:Enfermagem (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EMANOELLA ABADIAS REIS.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.