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Título: Diálogos formativos entre a universidade, a educação básica e a educação especial para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Autor(es): Martinho, Eliezer de Oliveira
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Educação Especial
Transtorno do Espectro Autista
Formação docente
Trabalho colaborativo
Data do documento: 2023
Citação: MARTINHO, Eliezer de Oliveira. Diálogos formativos entre a universidade, a educação básica e a educação especial para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) . 2023. 127 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Esta pesquisa aborda o tema do trabalho formativo e colaborativo entre a Universidade, a Educação Básica e a Educação Especial para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Teve por objetivo central analisar o trabalho colaborativo e articulado entre a Universidade, a escola de Educação Básica e a Educação Especial no processo de inclusão do aluno com TEA. Apresenta como ponto de partida o seguinte problema de pesquisa: De que maneira o trabalho colaborativo entre a Universidade Federal de Rondônia, a Escola Municipal de Ensino Infantil e de Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho de Ariquemes, bem como, a Associação de Mães de Autista de Ariquemes, por meio de uma pesquisa participativa, pode contribuir para a inclusão do aluno com TEA? Para tanto, adotou-se os procedimentos metodológicos alinhados à pesquisa participativa, com abordagem descritiva e qualitativa, fundamentado em estudos como Prais (2016), Glat e Plestch (2010), Mendes (2010), Omote (2003) Vitaliano (2010), entre outros. Para coleta de dados, delimitou-se o município de Ariquemes, Rondônia, tendo três instituições co-participantes (Universidade, escola municipal de Educação Básica e instituição especializada), totalizando a participação de 14 acadêmicos de Pedagogia, 4 profissionais da instituição especializada, 19 professores de classe comum, 7 educadores sociais e 2 familiares de crianças com TEA. A partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e de episódios (MOURA, 2004) os dados foram sistematizados em quatro categorias a saber: a) Perfil dos participantes; b) Levantamento das necessidades formativas; c) Evidências formativas e colaborativas, d) Avaliação do processo formativo. Como principais resultados e discussão, evidenciou-se necessidades formativas dos participantes das três instituições: Desconhecimento da definição de educação especial e educação inclusiva; Dificuldade para o planejamento de estratégias e práticas pedagógicas na inclusão do estudante com TEA; Dificuldades para o trabalho colaborativo na educação inclusiva em parceria com as escolas regulares; Falta de recursos didáticos adequados para o trabalho pedagógico. Após análise dos dados, foi possível identificar que os diálogos formativos e colaborativos desenvolvidos favoreceram: Entendimento dos conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva; Conhecimento para o planejamento e práticas pedagógicas na inclusão do estudante com TEA; Entendimento no planejamento e práticas pedagógicas na inclusão do estudante com TEA; Elaboração de recursos didáticos adequados para o trabalho pedagógico e realização de ações colaborativas para a inclusão do aluno com TEA. Ao avaliar o processo formativo, os participantes destacaram a importância das formações direcionada as necessidades vivenciadas por eles junto aos alunos com TEA, reconhecimento do distanciamento do ideal com o real pela falta de conhecimento sobre Educação Inclusiva e necessidade de continuidade do acompanhamento das práticas pedagógicas e o fortalecimento do trabalho colaborativo entre as instituições. Espera-se que a pesquisa ofereça uma contribuição para o entendimento do trabalho colaborativo como essencial no processo de inclusão dos alunos com TEA.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Hugo Athanásios Fotopoulos; Coorientadora: Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4640
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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