Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4641
Title: O ensino mediado pelas tecnologias: a concepção do aluno em relação a sua própria aprendizagem
Authors: RODRIGUES, Laís Flores
LINS, Maísa Alves
Keywords: Aprendizagem
Mediação tecnológica
TIC
Issue Date: 2017
Citation: RODRIGUES, Laís Flores; LINS, Maísa Alves. O ensino mediado pelas tecnologias: a concepção do aluno em relação a sua própria aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2017.
Abstract: Esta pesquisa tem como tema principal o uso das novas tecnologias na educação. Nossa problemática é: qual é a concepção dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem, que acontece por meio da mediação tecnológica, nas escolas de ensino médio em Guajará mirim? No ano de 2016 iniciou-se no estado de Rondônia o projeto que propõe atender o Ensino Médio com metodologia inovadora com recursos tecnológicos, principalmente nas áreas mais afastadas do centro urbano e municípios que sofrem a falta de professores habilitados. Nesse sentido, o objetivo é descrever sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos das escolas do Ensino Médio na cidade de Guajará Mirim-RO, contempladas com o projeto de mediação tecnológica promovida pela SEDUC/RO. Nossa pesquisa é qualitativa, descritiva de estudo de campo. O instrumental foi um questionário com uma pergunta para os alunos de apenas uma escola, entre as outras três localizadas no município de Guajará Mirim. Nas considerações finais encontramos duas concepções distintas. A primeira de insatisfação de alguns alunos, acompanhada pela concepção de anuência dos seus colegas de sala, o que causou uma reflexão mais aprofundada e foi percebido uma tríade que possivelmente pode ser um apontamento para a realização do ensino mediado pelas tecnologias, ou seja: os recursos tecnológicos, pedagógicos e humanos. Finalizamos com a certeza, que embora tenhamos encontrado duas concepções, ainda assim foi valido a abordagem sobre o projeto de Ensino Médio com mediação tecnológica no município de Guajará Mirim.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4641
Appears in Collections:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC LAÍS e MAÍSA.pdf284,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.