Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4643
Título: A representação da fronteira das cidades-gêmeas de Guajará-Mirim e Guayaramerín para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): MENDES, Eliziane de Araújo Lima
MENDEZ, Maiana
Palavras-chave: Fronteira
Representação
Práticas
Data do documento: 2019
Citação: MENDES, Eliziane de Araújo Lima; MENDEZ, Maiana. A representação da fronteira das cidades-gêmeas de Guajará-Mirim e Guayaramerín para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: A cidade de Guajará-Mirim – RO/Brasil, está situada em uma região de fronteira internacional, ela é considerada cidade-gêmea da cidade de Guayaramerín Beni/Bol. O marco fronteiriço entre estas duas cidades é o rio Mamoré, local por onde passa diariamente um significativo fluxo de pessoas. São pessoas que residem nos diferentes territórios nacionais, mas que circulam entre às cidades-gêmeas devido aos diferentes interesses: estudo, trabalho, comércio, saúde, turismo entre outras questões. Nesse contexto, entender como essa realidade fronteiriça é abordada em nossas escolas é o objetivo da nossa pesquisa fenomenológica descritiva. Conforme Gil (1999),esse tipo de pesquisa tem como finalidade principal a descrição das características de determinado fenômeno. Especificamente, buscamos informações de como a fronteira era representada pelos alunos e alunas dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Guajará-Mirim. Para compreender essas representações utilizamos os estudos de Kozel, sobre mapas mentais. Nosso conhecimento sobre fronteira tem como aporte teórico os estudos de Machado (2000) e de Raffestin(1993). Para entender o desenvolvimento cognitivo da criança e a construção dos desenhos, nos fundamentamos nos estudosde Jean Piaget (1970) e Lev Vygotsky (1993). Ao final da pesquisa foi possível identificar que o conhecimento adquirido pelos alunos sobre a fronteira das cidades-gêmeas de Guajará-Mirim ( RO/Brasil) e Guayaramerín (Beni/Bol), tem como base as experiências vividas junto aos familiares, no processo de deslocamento entre os dois países. Identificamos também, que os alunos confundem os territórios fronteiriços: conceituam as duas nações como bairro, cidade e fronteira. Percebe-se portanto, a necessidade urgente de ser inserido no currículo de história e geografia do 4º e 5º ano temáticas que envolvam os conceitos e conhecimentos da fronteira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4643
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ARTIGO ELIZIANE E MAIANA.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.