Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4646
Título: A Institucionalização de crianças e adolescentes no âmbito do município de Porto Velho
Autor(es): PEREIRA, Marisa Gomes
Palavras-chave: Institucionalização
Acolhimento
Crianças
Data do documento: 2019
Citação: PEREIRA, Marisa Gomes. A Institucionalização de crianças e adolescentes no âmbito do município de Porto Velho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: Tendo em vista a crescente ocorrência da institucionalização de crianças e adolescentes, pesquisa-se, no presente trabalho sobre o serviço de acolhimento e as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social no âmbito do município de Porto-Velho/RO. O trabalho que se segue tem como tem como objetivo geral analisar a atuação do Município de Porto Velho e da equipe interdisciplinar das Unidades de Acolhimento em relação à defesa dos direitos das crianças e adolescentes, discutir sobre a importância e as contribuições da atuação da rede de proteção municipal; discutir sobre o trabalho interdisciplinar realizado nas instituições; de que forma as instituições de acolhimento fornecem seus serviços as crianças e adolescentes que venham a ser alvo de medida protetiva e consequente institucionalização até a adoção ou recolocação na família de origem; conhecer as causas que resultam na perda do poder da família sobre as crianças e adolescentes; e descrever o papel das instituições no processo de Acolhimento Institucional, no encaminhamento de casos ao abrigamento. Neste contexto busca-se compreender aspectos relacionados à Política de Atendimento à criança e ao adolescente estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8069/90, especialmente nos aspectos relativos à participação da sociedade, descentralização, trabalho em rede de serviços e de que forma a compreensão destes aspectos pelos órgãos do sistema de garantias e direitos pode trazer reais contribuições para as intervenções práticas destes agentes na garantia dos direitos humanos e de cidadania das crianças e adolescentes porto-velhenses. O método utilizado consiste em pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo e descritiva, com abordagem qualitativa junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Família –SEMASF e Coordenação e equipe técnica do Serviço de Acolhimento Institucional – SAIN.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4646
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Direito (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Direito MARISA GOMES.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.