Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4659
Title: Benchmarking como ferramenta essencial para os microempreendedores e pequenas empresas do município de Guajará-Mirim/ RO
Authors: SOARES, Wilque Mendes
Keywords: Benchmarking
Marketing
Ferramenta de melhoria
Issue Date: 2023
Citation: SOARES, Wilque Mendes. Benchmarking como ferramenta essencial para os microempreendedores e pequenas empresas do município de Guajará-Mirim/ RO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar os empreendedores e pequenas empresas de Guajará– Mirim/ RO em sua percepção em relação ao Benchmarking como ferramenta de melhorias para os seus negócios. Pelo motivo de ocorrer fechamento de empresas e a falência de empreendedores no município, essa ferramenta possibilita diminuir esses ricos. Desse modo, foi aplicada uma metodologia que buscasse referenciais teóricos sobre o tema Marketing e Benchmarking para possibilitar uma base de estudo sólido e fundamentado. Foi feita uma pesquisa quantitativa em grupo de 33 empreendedores para uma compreensão mais detalhada da situação do mercado em relação ao tema. A parte desta amostra, foi identificada que uma parcela considerável não conhece a ferramenta, mas já praticou seu método alguma vez. Outros, entretanto, não praticam nem o marketing básico para seus negócios. A maioria das empresas abordadas tem mais de dez anos no mercado local. O benchmarking, apesar de ser algo aparentemente do cotidiano dos empreendedores, não é tão conhecido em meio a sua verdadeira função e forma correta de ser aplicada. Uma porcentagem afirma que estaria disposto a conhecer mais essa ferramenta de melhoria e pretende aplicar. Para concluir, foi notado que as pequenas empresas e os empreenderes não conhecem, de fato, a ferramenta. Outro dado preocupante é que uma certa quantidade não chega nem a praticar o marketing tradicional, considerando o tempo de mercado e tamanho da empresa, ficaram estagnados no tempo. Conclui-se então que há uma necessidade de conscientização sobre as práticas básicas de marketing para os empreendimentos a fim de se manterem competitivos no mercado.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4659
Appears in Collections:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wilque_Soares_TCC.pdf1,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.