Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4661
Título: Sistema de informação para o gerenciamento da atenção básica a saúde: um estudo sobre a Percepção dos Funcionários de uma Unidade de Saúde do Município de Guajará-Mirim-RO
Autor(es): FURTADO, Teófilo Januário
Palavras-chave: Saúde
Sistemas da informação
UBS
Data do documento: 2023
Citação: FURTADO, Teófilo Januário. Sistema de informação para o gerenciamento da atenção básica a saúde: um estudo sobre a Percepção dos Funcionários de uma Unidade de Saúde do Município de Guajará-Mirim-RO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral avaliar a importância dos sistemas da informação na assistência à saúde conforme a perspectiva dos funcionários de uma unidade básica de saúde de Guajará-Mirim-RO, buscando apresentar os principais sistemas da informação utilizados no âmbito da saúde, os setores da UBS pesquisada que mais os utilizam, os benefícios que as Tecnologias da informação podem oferecer para o trabalho em saúde e as principais dificuldades encontradas no manuseio dessas ferramentas tecnológicas. A problemática de pesquisa foi assim apresentada: Como os funcionários de uma unidade básica de saúde de Guajará-Mirim, convivem e se ajustam ao uso do sistema de informação em suas atividades diárias? A metodologia de pesquisa foi baseada em um estudo de campo, descritivo com abordagem quantitativa. A análise dos dados ocorreu por meio do Google Docs onde o questionário online foi adaptado, a própria ferramenta faz uma análise das informações coletadas e gera uma amostra para que esses dados possam ser apurados e interpretados pelo pesquisador. Os resultados evidenciaram que a maioria dos profissionais da UBS pesquisada conhece sobre as Tecnologias da Informação, poucos a utilizam, devido à falta de computadores suficientes, o desconhecimento sobre os Sistemas da Informação ocorrem especialmente pela falta de convívio com os mesmos, e treinamentos específicos para lidar com tais ferramentas, que se implementadas de forma adequada e com conhecimento correto poderiam ajudar muito nas atividades em saúde.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4661
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teofilo_TCC.pdf683,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.