Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4666
Título: Estratégias de produção mais limpa e as perspectivas de preservação dos recursos hídricos nas indústrias de curtume do estado de Rondônia
Autor(es): Souza, Ana Caroline Caetano
Palavras-chave: Segurança hídrica
Curtume
Produção Mais Limpa
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Ana Caroline Caetano de. Estratégias de produção mais limpa e as perspectivas de preservação dos recursos hídricos nas indústrias de curtume do estado de Rondônia. 109 f. 2023. Dissertação (Mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, 2023.
Resumo: O setor coureiro é um importante segmento da economia, no entanto o elevado consumo de água e de produtos químicos no processo de transformação da pele em couro e a consequente geração de efluentes industriais, resulta em impactos ambientais colocando os curtumes em destaque como atividade com grande potencial de poluição hídrica. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a realidade fabril das indústrias coureiras do estado de Rondônia por meio do levantamento bibliográfico da situação atual da produção de couro, com intuito de obter mais informações a respeito da atividade e discutir medidas para reduzir o consumo de água nos processos e propor o uso de técnicas de Produção Mais Limpa (P+L) para o setor visando a preservação dos recursos hídricos. Os dados da caracterização das indústrias do estado foram coletados por meio dos Plano de Controle Ambiental-PCA, Relatório de Monitoramento Ambiental e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos disponibilizados pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental- SEDAM/RO. O estudo, além de dados relativos ao processamento do couro, apresentou-se também relevante quanto promoção do Desenvolvimento Sustentável nos curtumes contemplando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 06, 09 e 12, à gestão e preservação dos recursos hídricos e ao desenvolvimento da Produção Mais Limpa (P+L) nos curtumes. Com base nos resultados, foi possível observar que embora as industrias adotem ações que visavam o enquadramento da atividade de acordo com os parâmetros das legislações ambientais vigentes, não foi identificada a adoção de metodologia de P+L. Contudo, sugere-se que o programa seja desenvolvido com intuito promover o uso consciente e eficiente da água no processo fabril e, a partir disso, encontrar as melhores soluções ambientais e econômicas, visando um processo de fabricação mais limpo, sem perder a qualidade do produto.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos. Sob a orientação da Profa. Dra. Beatriz Machado Gomes
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4666
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_Ana_Caroline_C_Souza.pdfDissertação13,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
relatorio_tecnico_Ana__Caroline_C_Souza.pdfProduto9,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folder - Ana_Caroline_C_Souza.pdfFolder2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.