Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Maira Bernaldo-
dc.date.accessioned2023-09-20T22:33:23Z-
dc.date.available2023-09-20T22:33:23Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationROCHA, Maira Bernalldo. Horta escolar como prática educativa no ensino de ciências nos anos iniciais em escolas públicas de Ji-Paraná. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4667-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes.pt_BR
dc.description.abstractA horta escolar é uma importante prática pedagógica que pode ser implementada em escolas de diferentes níveis de ensino. Ela proporciona diversas oportunidades de aprendizagens aos alunos, como conhecimento sobre plantas e alimentos, desenvolvimento de habilidades motoras, aprendizagem interdisciplinar e estímulo à alimentação saudável. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi compreender como os professores de escolas do município de Ji- Paraná utilizam a horta escolar no processo de ensino, promovendo a alfabetização científica nos anos iniciais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para compor a parte teórica da pesquisa e da pesquisa exploratória e qualitativa para obtenção das informações junto aos professores. Participaram da pesquisa três professores, que atuam no 4º, 5º ano e na turma de atendimento educacional especializado. A iniciativa da horta na escola surgiu das dúvidas dos alunos em relação aos processos que envolvem as plantas e como forma de despertar a curiosidade dos alunos e a capacidade de perceberem a importância no processo educativo. Os participantes afirmaram que a atividade da horta escolar contribui no ensino de ciências, pois além de ser mais didático, é mais fácil ensinar fazendo do que somente com os conceitos teóricos. Considera-se, portanto, que a horta na escola tem muito mais pontos positivos, e que esses pontos se sobressaem as dificuldades de elaboração e condução das atividades na horta escolar, favorecendo assim a alfabetização científica das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-20T22:31:34Z No. of bitstreams: 1 TCC_MAIRA_BERNALDO.pdf: 913746 bytes, checksum: 46aac94664ef657c0064ada576da7e16 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-20T22:32:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_MAIRA_BERNALDO.pdf: 913746 bytes, checksum: 46aac94664ef657c0064ada576da7e16 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-20T22:33:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_MAIRA_BERNALDO.pdf: 913746 bytes, checksum: 46aac94664ef657c0064ada576da7e16 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-20T22:33:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_MAIRA_BERNALDO.pdf: 913746 bytes, checksum: 46aac94664ef657c0064ada576da7e16 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHorta Escolarpt_BR
dc.subjectPrática Educativapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleHorta escolar como prática educativa no ensino de ciências nos anos iniciais em escolas públicas de Ji-Paranápt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MAIRA_BERNALDO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso892,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.