Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4667
Título: | Horta escolar como prática educativa no ensino de ciências nos anos iniciais em escolas públicas de Ji-Paraná |
Autor(es): | Rocha, Maira Bernaldo |
Palavras-chave: | Horta Escolar Prática Educativa Ciências |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | ROCHA, Maira Bernalldo. Horta escolar como prática educativa no ensino de ciências nos anos iniciais em escolas públicas de Ji-Paraná. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, 2023 |
Resumo: | A horta escolar é uma importante prática pedagógica que pode ser implementada em escolas de diferentes níveis de ensino. Ela proporciona diversas oportunidades de aprendizagens aos alunos, como conhecimento sobre plantas e alimentos, desenvolvimento de habilidades motoras, aprendizagem interdisciplinar e estímulo à alimentação saudável. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi compreender como os professores de escolas do município de Ji- Paraná utilizam a horta escolar no processo de ensino, promovendo a alfabetização científica nos anos iniciais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para compor a parte teórica da pesquisa e da pesquisa exploratória e qualitativa para obtenção das informações junto aos professores. Participaram da pesquisa três professores, que atuam no 4º, 5º ano e na turma de atendimento educacional especializado. A iniciativa da horta na escola surgiu das dúvidas dos alunos em relação aos processos que envolvem as plantas e como forma de despertar a curiosidade dos alunos e a capacidade de perceberem a importância no processo educativo. Os participantes afirmaram que a atividade da horta escolar contribui no ensino de ciências, pois além de ser mais didático, é mais fácil ensinar fazendo do que somente com os conceitos teóricos. Considera-se, portanto, que a horta na escola tem muito mais pontos positivos, e que esses pontos se sobressaem as dificuldades de elaboração e condução das atividades na horta escolar, favorecendo assim a alfabetização científica das crianças. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4667 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MAIRA_BERNALDO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 892,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.