Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4668
Título: Educação escolar indígena no estado de Rondônia: avanços e perspectivas
Autor(es): Fim, Alessandra Gomes de Souza Pessoa
Palavras-chave: Educação
Cultura
Escolarização
Movimentos Indígenas
Data do documento: 2023
Citação: FIM, Alessandra Gomes de Souza Pessoa. Educação escolar indígena no estado de Rondônia: avanços e perspectivas. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, 2023
Resumo: Negando a cultura indígena e ignorando suas tradições, as primeiras escolas tinham como função “civilizar” os indígenas, fazendo com que os mesmos perdessem suas identidades. O objetivo desse trabalho é verificar o histórico, dificuldades, avanços e perspectivas da educação escolar indígena no estado de Rondônia. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica com dados quali-quantitativos referente à educação escolar indígena no estado de Rondônia. Em relação aos dados quantitativos, foram fornecidos pela Secretaria de Educação Indígena do Estado de Rondônia e os mesmos foram analisados e tabulados, sendo apresentados em gráficos e/ou tabelas. A presente pesquisa demonstrou que a educação indígena no estado de Rondônia teve avanços significativos, por outro lado, evidência que ainda há necessidade de se pensar em questões em relação a implantação de melhorias em relação a formação de professores. Outro ponto importante é em relação ao ensino médio que ainda apresenta baixo índice de oferta, o que traz prejuízo cultural para o coletivo das aldeias. Observa-se que, dentro da educação escolar indígena, muitas conquistas foram estabelecidas graças as lutas constantes dos movimentos indígenas, como a garantia de uma educação diferenciada que respeitasse a cultura indígena. No entanto, essa educação diferenciada, muitas vezes, fica somente nos documentos oficiais e não são colocadas em prática nas escolas indígenas. Muitos são os desafios, mas apesar de caminhar lentamente, avanços vem sendo conquistados dentro do contexto da educação escolar indígena no estado de Rondônia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4668
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Alessandra_Fim.pdfTrabalho de Conclusão de Curso469,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.