Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4669
Título: Utilização de veículos aéreos não tripulados para mapeamento de macrófitas aquáticas superficiais
Autor(es): Nogueira, Deilton Wellington Ribeiro
Palavras-chave: Drone
RPA
UAV
reservatório
Qualidade de Água
Data do documento: 2023
Citação: NOGUEIRA, Deilton Wellington Ribeiro. Utilização de veículos aéreos não tripulados para mapeamento de macrófitas aquáticas superficiais. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: As macrófitas aquáticas são vegetais que frequentemente se desenvolvem em ambientes lênticos, com alta taxa de luminosidade e teor de nutrientes. Estudos anteriores aplicados em reservatórios elucidam que o monitoramento das macrófitas aquáticas é vital para o bom gerenciamento em lago artificial, pois a presença desses vegetais é comum para reservatórios tropicais recém-formados, e a excessiva quantidade dessas plantas têm potencial de redução do uso múltiplo da água. Assim, o sensoriamento remoto pode ser uma importante ferramenta no monitoramento dessas plantas, auxiliando na tomada de decisão por parte dos gestores de reservatórios e produtores de peixes em lagos artificiais. Diante do exposto, fazendo uso de veículo aéreo não tripulado (VANT), o presente trabalho monitorou um lago artificial de 2,82 hectares localizado em propriedade rural no município de Ji-Paraná – Rondônia ao longo de doze meses, aplicando diferentes metodologias de monitoramento com VANT, relacionadas a altura de sobrevoo e sobreposição de imagens. Foi adotado o Índice Kappa para verificar a aderência e qualidade dos produtos gerados por esse monitoramento, classificados em duas classes, água e macrófita, pelo algoritmo de Máxima Verossimilhança. Paralelo a esta atividade, também foram coletadas amostras de biomassa e de qualidade de água durante todo o período. Em relação a resultados, as espécies de Eichhornia crassipes e Salvinia molesta, que competem entre si de acordo com a dinâmica hidrológica. Também foi possível inferir que não existem diferenças significativas entre as metodologias de sobrevoo propostas, permitindo a execução de sobrevoos sob lagos artificiais a 120 m de altura e 60% de sobreposição. Sobre a produção de biomassa seca, os meses de agosto e janeiro produziram, respectivamente 17,41 e 1,18 toneladas. Baseado nas diferenças signtificativas entre os meses de chuva e seca (α = 0,05), conclui-se que a pluviometria foi o principal componente influenciador na dinâmica de crescimento de macrófitas aquáticas, seja na inserção de nutrientes dentro do sistema, que favorece o crescimento das comunidades, ou no aumento exponencial da vazão, que limita o crescimento ao carrear os indivíduos para jusante. Em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o presente trabalho contempla tanto o item 6 – Água Limpa e Saneamento, como também o item 7 – Energia Acessível e Limpa, em virtude da recorrência das macrófitas em diversos tipos de reservatórios e lagos artificais.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos Soba a orientação do Prof. Ronaldo de Almeida e coorientação da Profª. Ana Lúcia Denardin da Rosa
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4669
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Deilton_Wellington_Ribeiro_Nogueira.pdfDissertação3,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO__Deilton_Wellington_Ribeiro_Nogueira.pdfProduto691,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.