Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ediane Magalhães da-
dc.date.accessioned2023-09-21T16:10:37Z-
dc.date.available2023-09-21T16:10:37Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Ediane Magalhães da. Pedagogia da Escuta: relato sobre a prática pedagógica de duas professoras da Educação Infantil do município de Ji-Paraná/Rondônia. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, Ji-Paraná, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4676-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Profª Dra. Naiara dos Santos Nienowpt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo identificar se a Pedagogia da Escuta está presente na prática pedagógica de duas professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Ji-Paraná-RO, e se essa abordagem traz alguma contribuição para aprendizagem da criança na Educação Infantil. A fundamentação teórica sobre a temática da pedagogia da escuta foi pautada em Edwards, Gandini e Forman (2016), Santos (2012), Cerqueira (2006), Freire (1996a) e Freire (1996b). A discussão teórica sobre o contexto histórico da Educação Infantil e bem como os documentos orientadores da políticas nacional e municipal para essa etapa da educação, foi consultado os seguintes autores Barros (2008), Paschoal e Machado (2009), Constituição da República Federativa do Brasil (1988), A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), Base Nacional Comum Curricular (2018) e Orientações Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Ji-Paraná (2020). A metodologia utilizada na pesquisa foi a pesquisa de campo de cunho qualitativo, segundo Marconi e Lakatos (2003) e Gil (2002). A estratégia metodológica foi o estudo de caso (GIL, 2002) e os sujeitos que colaboraram com a pesquisa de campo foram duas docentes da Educação Infantil do município. A coleta de dados se deu por meio de observação e entrevista semiestruturada. A análise das informações geradas por intermédio da entrevista foi com base nos núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006) e Silva (2017). A pesquisa demonstrou que a abordagem da Pedagogia da Escuta é um estudo recente, que aos poucos está se consolidando na prática docente dos professores da Educação Infantil, por meio de estratégias pedagógicas sugeridas no próprio currículo municipal da educação infantil. Também foi possível perceber a necessidade de intensificar a apropriação do conceito em sintonia com as práticas trabalhadas nas instituições escolares evitando ações divergentes que não colaboram para o reconhecimento do protagonismo das crianças no processo de construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-21T16:10:01Z No. of bitstreams: 1 TCC_EDIANE_MAGALHAES_DA_SILVA.pdf: 731813 bytes, checksum: c27881f0148552aa305593dbc3f3b785 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-21T16:10:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_EDIANE_MAGALHAES_DA_SILVA.pdf: 731813 bytes, checksum: c27881f0148552aa305593dbc3f3b785 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-21T16:10:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_EDIANE_MAGALHAES_DA_SILVA.pdf: 731813 bytes, checksum: c27881f0148552aa305593dbc3f3b785 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-21T16:10:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_EDIANE_MAGALHAES_DA_SILVA.pdf: 731813 bytes, checksum: c27881f0148552aa305593dbc3f3b785 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPedagogia da Escutapt_BR
dc.subjectAbordagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titlePedagogia da Escuta: relato sobre a prática pedagógica de duas professoras da Educação Infantil do município de Ji-Paraná/Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EDIANE_MAGALHAES_DA_SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso714,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.