Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4677
Título: Empreendedorismo na educação nos anos iniciais na rede básica de educação de Ouro Preto do Oeste – RO
Autor(es): Silva, Maria José da
Palavras-chave: Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Empreendedorismo
Educação
Ouro Preto do Oeste
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Maria José da. Empreendedorismo na educação nos anos iniciais na rede básica de educação de Ouro Preto do Oeste – RO. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como tema empreendedorismo e educação no Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos desenvolvido no município de Ouro Preto do Oeste, na escola municipal Benjamin Constant a partir do ano de 2019. Teve-se como problema de pesquisa: Como se deu o processo de adesão do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na rede municipal de ensino de Ouro Preto do Oeste e como está o seu andamento na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benjamin Constant? Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo geral foi compreender o percurso da inserção do Projeto JEPP como proposta pedagógica e metodológica do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), destinado a disseminar a cultura empreendedora em Ouro Preto do Oeste. A metodologia utilizada para a produção de dados foi o estudo de caso, pois a referida escola foi tomada como experimento no município, não havendo outros projetos semelhantes. Fazendo parte do estudo de caso, as técnicas de pesquisa foram: observações em sala de aula; observações de processos formativos dos professores; entrevistas e questionário estruturado. Pudemos destacar como pontos relevantes da pesquisa: o empreendedorismo tem sido um tema cada vez mais disseminado no mundo e no Brasil nas últimas décadas, e na educação brasileira, se faz presente desde os anos de 1980; o Sebrae aposta na educação empreendedora e faz parcerias com estados e municípios para o desenvolvimento de projetos em escolas, visando capacitar docentes e alunos para a visão/cultura do empreendedorismo, mas pouco leva em conta as condições das pessoas envolvidas; o empreendedorismo na educação tem dado resultados positivos do ponto de vista de desacomodar para outras metodologias e envolvimento das famílias, mas por vezes, acaba exigindo maior doação ainda dos docentes e dos familiares. Por fim, ficam como perguntas: quais os limites e as possibilidades do empreendedorismo na pobreza? Basta saber sobre empreendedorismo e ter boa vontade que se terá sucesso? Essas perguntas merecem ser pano de fundo para o empreendedorismo na educação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Profª Dra. Isaura Isabel Conte
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4677
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Maria_Jose_da_Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.