Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4679
Título: O ensino da língua portuguesa em uma escola pública do município de Ji-Paraná/RO: limites, possibilidades e desafios
Autor(es): Berguerand, Karine Thomé da Silva
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Escola
Ensino
Anos iniciais
Data do documento: 2023
Citação: BERGUERAND, Karine Thomé da Silva. O ensino da língua portuguesa em uma escola pública do município de Ji-Paraná/RO: limites, possibilidades e desafios. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: O ensino da Língua Portuguesa (L.P.) nas escolas segue sendo um desafio, pois o Brasil continua sendo um país que apresenta índices bastante baixos, relativos à aprendizagem desse componente curricular, refletindo em leitura escrita e compreensão por parte de alunos e alunas. Este trabalho de conclusão de curso, intitulado O ensino da Língua Portuguesa em uma escola pública do município de JiParaná/RO: limites, possibilidades e desafios, trata da temática da aprendizagem da Língua Portuguesa nos anos iniciais. A abordagem se dá em torno de como se dá o ensino e aprendizagem da L.P, com crianças do 4º ano, tendo como objetivo geral compreender o processo de ensino e aprendizagem na disciplina da Língua Portuguesa, com crianças do 4º ano. Os objetivos específicos que possibilitaram a realização da pesquisa focaram em: observar a metodologia de ensino da docente da turma e o tempo dos vários tipos de atividades que envolvem o componente curricular de L.P.; captar as principais dificuldades e avanços obtidos pelas crianças, e refletir sobre os dados coletados. Esse trabalho surgiu a partir de uma atividade prática na disciplina de Análise Linguística do curso de Pedagogia, na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no ano de 2022, na medida em que foi possível observar detalhes em sala de aula, de como ocorre o ensino da língua materna, para crianças falantes dessa língua. Para produzir a pesquisa, foi utilizada a pesquisa qualitativa, com observações participantes e os devidos registros e diário de campo. Os partícipes foram 20 alunos do 4º ano de uma escola pública do município de Ji-Paraná, Rondônia. Para compreensão do tema abordado, foi apresentado um breve histórico da Língua Portuguesa, destacando a sua origem e como ela se estabeleceu como língua materna no Brasil, evidenciando também, o início da educação/ensino no país. No segundo capítulo, apresentamos os resultados obtidos na pesquisa, mostrando que o ensino da L. P. se tornou um grande desafio, diante da complexidade que a nossa língua materna representa, resultando numa defasagem no ensino desse componente, implicando diretamente no desenvolvimento da aprendizagem. A pesquisa também revelou que o ensino da L.P. deve ser capaz de proporcionar a autonomia e a criticidade suficientes aos alunos, proporcionando a capacidade de leitura e escrita autônoma, mas isso depende da concepção dos/as docentes, de como a criança aprende a ler e a escrever; da metodologia empregada, perpassando os tipos de textos e atividades que se executam com os estudantes. O que ficou evidente é que a grande maioria das atividades são desconexas entre si; os textos trabalhados fazem pouco sentido ou quase nada de sentido para as crianças e as perguntas que levam à interpretação, são sempre do mesmo tipo, muito simples, indutivas e que levam a um mesmo padrão de respostas, que não permite criatividade e desafios maiores às crianças.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação Profª Dra. Isaura Isabel Conte
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4679
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Karine_Thome_da_Silva_Berguerand.pdfTrabalho de Conclusão de Curso701,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.