Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFagundes, Aline Walter Reculiano-
dc.date.accessioned2023-09-25T17:27:59Z-
dc.date.available2023-09-25T17:27:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Aline Walter Reculiano. Conhecimentos docentes mobilizados no estágio supervisionado na formação inicial de professores(as) de matemática em Rondônia. 2023. 204 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4683-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal Rondônia (UNIR), como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação da Profa. Dra. Eliana Alves Pereira Leite.pt_BR
dc.description.abstractO Estágio Supervisionado é um importante contexto formativo na formação inicial de professores(as) de Matemática. Nesta pesquisa, o objetivo foi investigar os conhecimentos docentes mobilizados no Estágio Supervisionado dos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática de Rondônia. Na fundamentação teórica, foram utilizados referenciais do campo da Educação e da Educação Matemática para abordar o Estágio Supervisionado, a formação inicial do(a) professor(a) de Matemática e os conhecimentos necessários à profissão docente, a saber: Shulman (1986), Mizukami (2004), Ball, Thames e Phelps (2008), Pimenta e Lima (2017), Teixeira e Cyrino (2015), entre outros. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e de campo. Participaram da pesquisa 15 acadêmicos(as) do curso presencial de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) dos campi de Ji-Paraná e Porto Velho e do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) dos campi de Cacoal e Vilhena. A produção de dados ocorreu por meio da análise documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Licenciatura em Matemática da UNIR e do IFRO, dos relatórios de Estágio Supervisionado e/ou relatos de experiência do Programa Residência Pedagógica, além da aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Os dados foram apresentados, interpretados e analisados por meio dos eixos temáticos: O Estágio Supervisionado nos PPCs dos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática da UNIR e do IFRO; Contribuições e lacunas do curso de Licenciatura em Matemática em relação à preparação para o Estágio Supervisionado; Estágio Supervisionado: lugar de experiências, reflexões, aprendizagens e dificuldades; Conhecimentos docentes mobilizados/construídos no Estágio Supervisionado pelos(as) acadêmicos(as). Dentre os resultados, salienta-se que os(as) acadêmicos(as) mencionaram aprendizagens, dificuldades, contribuições e lacunas nos cursos de Licenciatura em Matemática. Além disso, as diferentes experiências vivenciadas no estágio contribuíram para a construção de novos conhecimentos, assim como para que alguns dos conhecimentos fossem ressignificados e reconstruídos. Os conhecimentos construídos nos componentes curriculares do curso mobilizados na perspectiva dos(as) estagiários(as) incluem a compreensão da rotina no contexto escolar, o conhecimento da Matemática básica e das quatro operações, a compreensão da realidade da profissão docente, as estratégias de ensino de conteúdo, a compreensão do processo de aprendizagem dos(as) alunos(as), a reflexão sobre a prática docente e a busca por estratégias para superar as dificuldades dos(as) alunos(as). Por sua vez, os conhecimentos que se destacam como sendo construídos durante o estágio são a constituição de uma linguagem matemática em sala de aula e da identidade profissional. Com base nos resultados, foi possível identificar, ainda, que é necessário superar a perspectiva burocrática do estágio, a fim de potencializar suas contribuições como espaço de formação dos(as) futuros(as) professores(as) de Matemática. Assim, espera-se que os resultados desta pesquisa viabilizem reflexões e fomentem o debate e pesquisas sobre o Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática, especialmente na Região Norte.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-25T17:27:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Aline_Fagundes.pdf: 4431541 bytes, checksum: 6cf7a18605659ed581b4d688411ecafb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-25T17:27:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Aline_Fagundes.pdf: 4431541 bytes, checksum: 6cf7a18605659ed581b4d688411ecafb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-25T17:27:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Aline_Fagundes.pdf: 4431541 bytes, checksum: 6cf7a18605659ed581b4d688411ecafb (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectConhecimentos docentespt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.titleConhecimentos docentes mobilizados no estágio supervisionado na formação inicial de professores(as) de matemática em Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Aline_Fagundes.pdfDissertação4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.