Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luis Enrique Fernandes da-
dc.date.accessioned2023-09-25T21:15:59Z-
dc.date.available2023-09-25T21:15:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Luis Enrique Fernandes da. Análise dos significados produzidos por acadêmicos do curso de licenciatura em matemática da UNIR/Ji-Paraná sobre derivadas com uso de ambiente virtual interativo. 2023. 113 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4689-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática –PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Lenilson Sergio Candido e coorientação do Prof. Dr. João Pedro Antunes de Paulo.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa embasada no Modelo dos Campos Semânticos, que tem como foco principal compreender o movimento acerca da produção de significados de um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, matriculados nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral da Universidade Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná, quando são colocados de frente a situações que tratam de derivadas e taxa de variação. Dessa forma, possibilita-se a produção de significados diante de possíveis direções de interlocução manifestadas pelos estudantes em um questionário desenvolvido e aplicado pela plataforma do GeoGebra.org. A aplicação desse questionário foi realizada de forma inteiramente online. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise recorrendo aos procedimentos do Modelo dos Campos Semânticos. A fundamentação no Modelo dos Campos Semânticos permitiu uma leitura mais refinada das enunciações produzidas pelos alunos, tornando plausível certas direções de interlocução que não seriam possíveis se não fosse por uma leitura plausível. Os resultados obtidos nesta investigação indicam, essencialmente, que a maior parte dos alunos conseguiu conceitualizar adequadamente a derivada como uma medida de variação, compreendendo alguns dos seus significados, como taxa de variação, coeficiente angular da reta e o gráfico de uma função.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-25T21:15:49Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Luis_Enrique_Silva.pdf: 2922415 bytes, checksum: cc8699638d354d7d308670192f26a6fe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-25T21:15:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Luis_Enrique_Silva.pdf: 2922415 bytes, checksum: cc8699638d354d7d308670192f26a6fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-25T21:15:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Luis_Enrique_Silva.pdf: 2922415 bytes, checksum: cc8699638d354d7d308670192f26a6fe (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectCálculo Diferencialpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectModelo dos Campos Semânticospt_BR
dc.titleAnálise dos significados produzidos por acadêmicos do curso de licenciatura em matemática da UNIR/Ji-Paraná sobre derivadas com uso de ambiente virtual interativopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Luis_Enrique_Silva.pdfDissertação2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.