Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade Filho, Antonio José-
dc.date.accessioned2023-09-25T22:33:26Z-
dc.date.available2023-09-25T22:33:26Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationANDRADE FILHO, Antonio José. Projeto e construção de um console para experimentos elétricos com instrumentos de medição e fonte. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4693-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física sob orientação do Prof. Dr. João Batista Dinizpt_BR
dc.description.abstractNa busca pela comprovação de teorias formuladas com base em observações, a prática de atividades experimentais remonta aos primórdios da história. Com o surgimento das universidades, ficou evidente a estreita relação entre teoria e prática nas mais diversas áreas da ciência. No que concerne ao ensino de Física na educação básica, por muitas décadas se deu ênfase à memorização de fórmulas matemáticas em detrimento aos conceitos e exemplificações do que se vivencia cotidianamente, fato que pode ter conduzido os alunos à desmotivação e a falta de interesse pelos estudos relacionados a ciências da natureza. Felizmente alguns professores estão mudando suas concepções sobre o ensino de Física, passando a implementar estratégias que proporcionem aos alunos maior interesse pelos temas abordados em sala de aula. Nesse contexto, o presente trabalho propõe a elaboração e utilização de uma nova ferramenta pedagógica que auxilie o ensino de física sobre tópicos relacionados ao tema “eletricidade” para estudantes do ensino médio , denominado “Console para Experimentos Elétricos, com Instrumentos de Medição e Fonte”. O produto educacional foi aplicado aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Francisco dos Santos, situada em Ji-Paraná, Rondônia, no ano de 2022. Os estudantes que participaram das atividades foram divididos, de forma randomizada, em três grupos de 34 alunos: T1, T2 e T3. O grupo T1 representou os alunos que não participaram de nenhuma forma de ensino sobre o conteúdo durante a aplicação do projeto. O T2 consistiu no grupo de estudantes que tiveram acesso somente a três aulas teóricas expositivas sobre o tema da pesquisa. E o T3 representou o grupo que assistiu as três aulas teóricas e ainda participou das aulas experimentais utilizando o produto educacional. As aulas experimentais, foram norteadas por dinâmica interativa, com estímulo à participação dos alunos, atividades em grupo e avaliação qualitativa. Como ferramentas auxiliares além do produto educacional, utilizou-se retroprojetor e o aplicativo PHET. Por fim, após o encerramento das aulas experimentais e aplicação das avaliações, procedeuse a análise dos resultados obtidos com o auxílio do software estatístico RStudio que, ao comparar os resultados alcançados por cada grupo, demonstrou haver relevante diferença da performance de T3 em relação aos demais grupos, como pode ser visto detalhadamente no capítulo 4. Considera-se prematuro afirmar que o uso do produto educacional tenha sido o principal responsável pelos bons resultados obtidos, visto que a aplicação do projeto foi restrita a poucos alunos e contemplou apenas uma escola, no entanto se pode inferir que os resultados são animadores e que apontam para a necessidade de se prosseguir com este projeto para que se possa chegar à conclusão mais assertiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-25T22:32:58Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ANTONIO_JOSE_DE_ANDRADE_FILHO.pdf: 6976031 bytes, checksum: c6c338f0478de14cae751d93e1c48722 (MD5) Produto_Antonio_José_de_Andrade_Filho.pdf: 1667148 bytes, checksum: b0181c5417d956e4b0a2ec30abe62823 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-25T22:33:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ANTONIO_JOSE_DE_ANDRADE_FILHO.pdf: 6976031 bytes, checksum: c6c338f0478de14cae751d93e1c48722 (MD5) Produto_Antonio_José_de_Andrade_Filho.pdf: 1667148 bytes, checksum: b0181c5417d956e4b0a2ec30abe62823 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-25T22:33:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ANTONIO_JOSE_DE_ANDRADE_FILHO.pdf: 6976031 bytes, checksum: c6c338f0478de14cae751d93e1c48722 (MD5) Produto_Antonio_José_de_Andrade_Filho.pdf: 1667148 bytes, checksum: b0181c5417d956e4b0a2ec30abe62823 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-25T22:33:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ANTONIO_JOSE_DE_ANDRADE_FILHO.pdf: 6976031 bytes, checksum: c6c338f0478de14cae751d93e1c48722 (MD5) Produto_Antonio_José_de_Andrade_Filho.pdf: 1667148 bytes, checksum: b0181c5417d956e4b0a2ec30abe62823 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectGrandezas Elétricaspt_BR
dc.subjectResistorespt_BR
dc.subjectCapacitorespt_BR
dc.titleProjeto e construção de um console para experimentos elétricos com instrumentos de medição e fontept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ANTONIO_JOSE_DE_ANDRADE_FILHO.pdfDissertação6,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Antonio_José_de_Andrade_Filho.pdfProduto1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.