Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4697
Title: Os desafios de mulheres camponesas da comunidade Izidolândia no acesso e permanência ao ensino superior: relatos, lutas e reflexões
Authors: Marciano, Josiene Domingos
Keywords: Ensino Superior;
Mulheres Camponesas;
Educação.
Issue Date: 12-Dec-2022
Citation: MARCIANO, J. D. Os desafios de mulheres camponesas da comunidade Izidolândia no acesso e permanência ao ensino superior: relatos, lutas e reflexões. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Franciele Monique Scopetc dos Santos.
Abstract: A presente pesquisa se configura como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso realizado no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo. Nosso objetivo é apresentar as trajetórias de mulheres que percorreram um árduo caminho em busca do acesso ao ensino superior. Para perseguir o objetivo descrito, apresentamos os relatos de vida de quatro mulheres da comunidade de Izidolândia, localizada no distrito de Alta Floresta D´Oeste no Estado de Rondônia. Ao apresentarmos os relatos, tecemos reflexões sobre suas trajetórias, como formas de reconstrução da narrativa que nos proporcionaram, assim para apresentar o resgate de novas perspectivas para a construção de ser sujeito, através do conceito de escrevivência como possibilidade. Para análise dos relatos, foi realizada pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, em que buscamos aporte do conceito de escrevivência como ferramenta metodológica. Os resultados obtidos demonstram que os desafios das mulheres da comunidade são múltiplos e abarcam várias dimensões. Ao concluirmos esta pesquisa, consideramos que os objetivos foram alcançados, na medida em que conseguimos compreender que os desafios e lutas das mulheres para acessar e permanecer no ensino superior passam por várias dimensões: conciliar a jornada de donas de casa com os estudos, enfrentar problemas de distância entre sua casa e o campus, transporte, enfrentamento do machismo e da violência que afeta as mulheres, vulnerabilidade econômica e social, falta de acesso a recursos tecnológicos, problemas de ordem mental e psicológica, dentre outros fatores que foram elencados e interpretados nos relatos das mulheres entrevistadas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Franciele Monique Scopetc dos Santos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4697
Appears in Collections:Educação do Campo (Artigos)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.