Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4703
Título: Percepção corporal, estado nutricional e nível de atividade física de estudantes de educação física
Autor(es): Ribeiro, Silmara Aparecida de Sousa
Palavras-chave: Percepção corporal
Estudantes de educação física
Estado nutricional
Nível de atividade física
Data do documento: 2019
Citação: RIBEIRO, Silmara Aparecida de Sousa. Percepção corporal, estado nutricional e nível de atividade física de estudantes de educação física. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: Atualmente as relações com o corpo são amplamente influenciadas por diversos fatores socioculturais. Estes fatores conduzem homens e mulheres a apresentarem um conjunto de preocupações e insatisfações com a imagem corporal, induzindo-os a se exercitarem, a cuidarem de seus corpos, direcionando-os a desejos, hábitos e cuidado com a aparência visual do corpo. O presente estudo, teve como objetivo, analisar a preocupação da imagem corporal, relacionado com o estado nutricional e nível de atividade física em estudantes de uma faculdade pública de Porto Velho-RO. A perceção da imagem corporal foi mensurada utilizando a escala de silhuetas proposta por Skuntard 1983 compostas por nove silhuetas, a partir dela foi realizada duas perguntas sobre qual a silhueta que o estudante se considera mais semelhante a sua aparência real e qual a silhueta que gostaria ter. para avaliar o estado nutricional foram utilizados dois parâmetros do IMC e percentual de gordura para obtenção de resultados condizentes e fidedignos. Para avaliar o Nível de Atividade Física foi utilizado o Questionário Internacional de atividade Física (IPAQ) versão curta, que consiste em estimar o tempo semanal gasto em atividade física de intensidade moderada e vigorosa, em diferentes contextos do cotidiano e ainda o tempo despendido em atividades passivas, realizadas na posição sentada. com base nos estudos conclui-se que ao avaliar a percepção da imagem corporal, a maioria dos estudantes que participam da pesquisa, percebem-se com algum grau de magreza, o estado nutricional do estudantes utilizados dois indicaram resultaram em que apesar da maioria dos estudantes estarem eutróficos, 34,9% dos estudantes apresentavam-se com sobrepeso ou obesidade através da classificação de IMC/gordura, os quais representam porcentagem de gordura classificada acima da média em com risco de doenças associadas à obesidade. Ao verificar o Nível de Atividade Física, apontam que 39,5% são muito ativos, ou seja, são indivíduos que realizam atividades vigorosas. Ficou evidenciado ao final desta pesquisa, que a relação entre o estado nutricional e a percepção corporal e o nível de atividade física demonstram que os estudantes de Educação Física apresentam uma autopercepção discrepante com a real condição do estado nutricional e, ainda, estava insatisfeito com sua imagem corporal. Embora a maioria dos estudantes faça a prática de atividade física constante.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4703
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - SILMARA APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO.pdfMONOGRAFIA10,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.