Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4710
Título: Prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares em escolares
Autor(es): Militão, Angeliete Garcez
Prata, Brenda Gomes
Morais, Maria Silvia Galdino de
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
COVID-19
Comportamento sedentário
Criança
Data do documento: 2022
Citação: PRATA, MILITÃO, MORAIS (2022). Prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares em escolares. 2022. 10 f. Artigo de Periódico (Licenciatura em Educação Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: As doenças cardiovasculares no Brasil representam as principais causas de morte e incapacidade, tendo um impacto social, econômico e médico de grandes proporções. O desenvolvimento dessas doenças está correlacionado com fatores de risco (FR) desenvolvidos na infância e/ou adolescência. Entre esses fatores, destaca-se aqui a obesidade e o sedentarismo. Nesse sentido, é relevante identificar a prevalência dos FR nos escolares, para serem tratados a tempo, antes da instalação de doenças de fato, Este estudo analítico, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, objetivou determinar a prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares em crianças matriculadas em uma escola municipal da cidade de Porto Velho (Brasil). Para isso, foi investigado: o fator de risco para sobrepeso/ obesidade através de três indicadores antropométricos, índice de massa corporal (IMC), Circunferência da cintura (CC) e relação cintura/estatura (RCE) e o nível de atividade física por meio do questionário “Nível de atividade física e comportamento sedentário” validado por Militão et al 2013. Os resultados encontrados para os alunos em risco de saúde foram: 44% para IMC, 19% para CC, 35% para RCE e 81,3% das crianças em risco à saúde, com baixo nível de atividade física, sendo 42,9% sedentários e 38,4% irregularmente ativos. Conclui-se com esta pesquisa que os estudantes avaliados apresentam alta prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares, corroborando com a literatura que tem demonstrado um aumento da obesidade infantil, bem como um estilo de vida menos ativo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4710
ISSN: 2178-7514
Aparece nas coleções:Educação Física (Artigos de Periódicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO DE PERIÓDICO - BRENDA GOMES PRATA.pdf266,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.