Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4721
Title: | Uma pesquisa "em língua de brincar”: materializações poéticas do brincar e narrativas em mini-histórias nos espaços da educação infantil |
Authors: | Oliveira, Taiara Ferreira Santiago Silva de |
Keywords: | Educação Infantil Brincar Culturas infantis Linguagens das crianças Mini-histórias |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | OLIVEIRA, T. F. S. S. Uma pesquisa "em língua de brincar”: materializações poéticas do brincar e narrativas em mini-histórias nos espaços da educação infantil. 2023. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023 |
Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas nos ciclos do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica (PIBIC) 2021/2022 e 2022/2023, apresentando reflexões sobre o brincar em suas materializações poéticas nos espaços da Educação Infantil, buscando promover a visibilidade das produções culturais da infância e do protagonismo das crianças quando brincam nos espaços escolares. Apresentaremos também como se materializam as “cem linguagens da criança” proposta por Malaguzzi em Reggio Emília (2002) nos espaços da escola de Educação Infantil, de forma a documentar as produções das crianças em Mini-histórias infantis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-participativa com crianças e como instrumentos para a construção de dados utilizou-se das observações in loco, registros em vídeos, fotografias e anotações em um caderno de campo, além de um questionário aplicado às professoras da Educação Infantil de Vilhena-RO. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de Vilhena-RO, com crianças da Pré-escola, durante o ano de 2022 e 2023. Como principais resultados apresentados pela pesquisa destacamos as potencialidades das mini-histórias como recurso de documentação pedagógica da escuta sensível do docente da Educação Infantil sobre o protagonismo das crianças. As mini-histórias revelam e expressam as materializações das linguagens infantis, evidencializando a criatividade das crianças, suas experiências, suas aprendizagens, suas interações e os conhecimentos que constroem das interações com a escola, com o adulto, com outras crianças e com o mundo a sua volta. |
Description: | Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Josiane Brolo |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4721 |
Appears in Collections: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL - TAIARA FERREIRA SANTIAGO SILVA DE OLIVEIRA - Final-.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.