Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4730
Título: A metáfora da lamparinazinha no conto “A casa de bonecas” de Katherine Mansfield
Autor(es): MELO, Elisângela Gomes de
Palavras-chave: Bonecas
Iluminismo
Lamparinazinha
Data do documento: 2021
Citação: MELO, Elisângela Gomes de. A metáfora da lamparinazinha no conto “A casa de bonecas” de Katherine Mansfield. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: No presente TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, em forma de artigo, busca-se analisar no conto “A casa de bonecas”, de Katherine Mansfield, a simbologia metafórica do objeto lamparinazinha inter-relacionada a proposição iluminista. Nesse sentido, a leitura interpretativa do conto objetiva analisar as relações semióticas do tema mediante a proposição conjunta à emancipação feminina no início do século XX, considerando que prevalece no conto o máximo de personagens femininas infantes. Ademais, a análise pondera sobre os elementos essenciais de análise de narrativas, a destacar: narrador (voz narrativa), espaços, tempo e personagens. Assim, os elementos narrativos destacados, corroboram na compreensão da temática proposta, especialmente, os espaços: escola, casa e a casinha de bonecas se apresentam como fundamentais na formação dos valores humanos a começar pela infância. Da pesquisa empreendida, pode-se afirmar que o conto é um texto precursor do modernismo em oposição a tradição.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4730
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Elisangela_vedado.pdf405,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.