Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4738
Título: Planejamento estratégico e financeiro no varejo farmacêutico no centro comercial de Cacoal - RO
Autor(es): De Souza, Pedro
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Planejamento financeiro
Controle gerencial
Administração
Data do documento: 2023
Resumo: As intensas mudanças das últimas décadas, intensificou primordialmente o âmbito administrativo, pois, diante das empresas em busca do seu espaço no mercado, a administração de estratégia e financeira se tornou uma ferramenta necessária para criar vantagem competitiva diante dos demais. Nesse mesmo cenário as organizações estão cada vez mais sujeitas a se obrigar a começar a pensar de forma, administrativa, estratégica e financeira. A análise deste artigo possui como objetivo principal descrever as contribuições que o planejamento estratégico e financeiro proporciona para o setor farmacêutico de Cacoal, e expor a importância dessa proposta de projeto na visão dos gestores do setor, detalhando como é planejado e executado nas firmas farmacêuticas locais, identificando os controles de desempenho adotados dentro do estabelecimento. No referencial teórico, foram apresentados conjunto de ações e processos administrativos que envolvem o planejamento estratégico e financeiro, controle gerenciais e de desempenho de forma que possa conciliar com as atividades de uma instituição visando o máximo lucro e criando uma vantagem competitiva diante da concorrência. Foi realizada a pesquisa de forma descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa, e método dedutivo. As técnicas de coleta de dados foram: documentação indireta e pesquisa de campo usando a coleta estruturada de dados. Onde 72,7% dos gestores das empresas entrevistadas afirmam que é muito importante para a empresa o uso do planejamento estratégico e 54,5% afirmam que é muito importante o uso do planejamento financeiro. As ferramentas dessa gestão estratégica e financeira fornecem uma série de dados preciosos para as farmácias e drogarias, através dessas informações o gestor tem uma perspectiva mais ampla, facilitando a tomada de decisões.
Descrição: Artigo de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. Me Adriano Camiloto da Silva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4738
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC 17.10.23.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador