Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4742
Título: Análise de Custos e Formação do Preço de Venda nas Empresas Delivery do Município de Cacoal- RO.
Autor(es): Coser, Jéssica Layne
Palavras-chave: Controle de custos
Precificação
Empresa de entrega
Data do documento: 17-Out-2023
Resumo: O presente artigo investigou como as empresas de delivery em Cacoal gerenciam seus custos e estabelecem os preços de venda. O objetivo geral foi descrever a gestão de custos e o processo de precificação adotados no setor. Pesquisa de natureza exploratória e descritiva, abordagem quantitativa, utilizando o método dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a aplicação de 20 questionários e a realização de 4 entrevistas com os empresários das empresas de delivery de Cacoal - RO. A análise do conteúdo das respostas, juntamente com a apresentação de dados por meio de tabelas e gráficos, bem como a triangulação dos dados coletados, foi utilizada para facilitar a visualização e interpretação dos resultados. Destaca-se como resultado a importância da gestão de custos indicada por 45% dos participantes que informaram que a principal forma de controle dos custos é o uso de planilhas no Excel, outros 40% fazem o controle por meio de anotações em cadernos ou livros caixa. Com relação a frequência que o controle de custo é executado, verificou-se que 60% dos participantes realizam o controle dos custos mensalmente. Além disso, ressalta-se a necessidade de equilibrar a sensibilidade aos custos com a dinâmica competitiva do mercado, com a pesquisa foi possível observar que 65% dos participantes verificam os preços da concorrência no período de 15 a 30 dias. Observou-se que 55% dos participantes mantêm seus preços alinhados com a média praticada pelos concorrentes. A pesquisa revelou que as empresas de delivery determinam as taxas de entrega consultando uma tabela pré-determinada com valores específicos para cada bairro do município de Cacoal-RO, sendo que essa tabela é amplamente usada como referência para precificar entregas. Essas descobertas oferecem uma análise detalhada do mercado de delivery em Cacoal, com relevância para empresários, gestores e pesquisadores interessados no setor.
Descrição: Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Administração. Orientador: Prof. Dr. Ademir Luiz Vidigal Filho
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4742
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jéssica Layne Coser - Final - Assinado Digitalmente.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador