Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4746
Título: Práticas de leitura dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Silva, Ângela Bernardino da
Palavras-chave: Leitor
Leitura
Biblioteca
Bibliotecário
Competência em informação
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Ângela Bernardino da. Práticas de leitura dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia. 2023. 77 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta pesquisa aborda o tema das práticas de leitura no contexto acadêmico e profissional, tendo como objetivo central conhecer o perfil leitor e as práticas de leitura dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia, enfatizando a importância da leitura na formação do bibliotecário. A metodologia empregada classifica a pesquisa como de natureza descritiva, baseada em pesquisa bibliográfica e análise documental. Utiliza uma abordagem qualitativa para compreender as práticas de leitura dos alunos. A coleta de dados ocorreu por meio de um formulário digital, e a análise envolveu a tabulação e interpretação dos resultados, incluindo comparações com a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Os padrões de leitura são analisados em dois contextos: o acadêmico, com destaque para os discentes de Biblioteconomia, e o geral da população. E como resultados foi possível observar que maioria dos participantes são do sexo feminino com faixa etária acima de 44 anos e discentes que estão em diferentes períodos de estudo. A motivação para ler inclui principalmente desenvolvimento educacional e aprimoramento cultural. Embora o formato digital também seja popular, o livro físico ainda é uma preferência entre os entrevistados e o acesso à leitura é principalmente por meio de empréstimos nas bibliotecas universitárias. No geral, os dados fornecem informações úteis para o desenvolvimento de estratégias que promovam a leitura e a educação em ambientes acadêmicos. Os discentes são leitores que buscam o conhecimento principalmente para atender as demandas acadêmicas e com perfis diversificados de práticas de leitura. E de certa forma o contexto social e acadêmico influencia as práticas de leitura.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4746
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia-AngelaBernardino.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.