Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4810
Título: A falta de profissionais da engenharia civil na gestão do patrimônio imobiliário público: estudo de caso na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Autor(es): Nunes, Jefersson Gonçalves
Palavras-chave: Gestão
Patrimônio
Imobiliário
Engenharia Civil
UNIR
Data do documento: 2023
Citação: NUNES, Jefersson Gonçalves. A falta de profissionais da engenharia civil na gestão do patrimônio imobiliário público: estudo de caso na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo a análise da relação entre a carência de profissionais de engenharia civil e a deficiente gestão do patrimônio imobiliário público, destacando o caso da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A metodologia adotada abrange aspectos qualitativos, bibliográficos e quantitativos, com a coleta de dados realizada por meio de questionários enviados aos profissionais da UNIR, após validação das perguntas pelo Diretor da DPAD-UNIR. A análise dos resultados apresentados, destaca desafios significativos, incluindo a ineficiência na manutenção preventiva e corretiva, bem como dificuldades na realização de projetos de expansão e modernização. Fica evidente que a atuação desses profissionais é vital para uma gestão eficaz do patrimônio, com suas habilidades técnicas necessárias para avaliar o estado das instalações, planejar manutenções apropriadas e conceber intervenções visando à preservação e valorização do patrimônio. A falta desses especialistas qualificados tem um impacto adverso na qualidade da gestão do patrimônio imobiliário da UNIR, ressaltando a necessidade urgente de medidas para superar essa carência e melhorar a administração dos ativos imobiliários da instituição.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4810
Aparece nas coleções:Engenharia Civil (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - Jefersson.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.