Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4812
Título: Desenvolvimento de uma plataforma de bioinformática aplicada à visualização de dados de domínios proteicos em amostras de câncer
Autor(es): Azevedo, Aden Hercules Pinto de
Palavras-chave: Visualização da dados
Sistema web
Domínios proteicos
Coleta de dados
Data do documento: 2023
Citação: AZEVEDO, Aden Hercules Pinto de. Desenvolvimento de uma plataforma de bioinformática aplicada à visualização de dados de domínios proteicos em amostras de câncer. 2023. 57 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Na bioinformática, a visualização de dados surge como um elemento transformador capaz de representar as vastas quantidades de dados gerados pelos recentes dispositivos biotecnológicos. A visualização de dados da mesma forma fornece modos de observar os processos naturais em pequenas estruturas que compõem a vida, a relação entre variados tipos de moléculas é uma delas. O principal motivo para o desenvolvimento deste trabalho foi a falta de ferramentas que facilitem o processo dinâmico de visualização e extração de informações. Apesar da motivação pessoal em contribuir com o campo de pesquisa, nota-se que os pesquisadores que utilizam esses sistemas sentem falta de interação com os gráficos e da coleta de dados na web do conjunto de informações inseridas. A aplicação sana os pontos levantados acima. O sistema desenvolvido terá impacto na área supracitada com foco a visualização de domínios proteicos utilizando dados de câncer como teste. As tecnologias utilizadas foram R, TypeScript, Angular, HTML, SCSS. Assim, obteve-se como resultado uma aplicação web intuitiva e fácil de usar/manusear, com diferentes formas de visualização dos dados, podendo o usuário escolher melhor a amostra dos dados que estão sendo exibidos. Além disso, também foi desenvolvido APIs na linguagem R para a geração de vários tipos de gráficos e plots, ampliando ainda mais as capacidades de análise e visualização oferecidas pelo sistema.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4812
Aparece nas coleções:Ciência da Computação (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADEN_MONOGRAFIA_FINAL.pdfTCC - Aden Hercules Pinto de Azevedo1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.