Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4819
Título: Fatores emocionais que afetam os colaboradores no ambiente de trabalho: estudo de caso em um cartório de Cacoal, Rondônia
Autor(es): Silva, Franciele Gonçalves da
Palavras-chave: Cartório
Fatores emocionais
Colaboradores
Data do documento: 17-Out-2023
Resumo: A presente pesquisa busca analisar quais são os fatores emocionais que afetam os colaboradores de cartório do município de Cacoal/RO. A metodologia envolveu a pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, método dedutivo, por meio de revisão bibliográfica, documental e aplicação de formulário, as informações foram tabuladas através de tabelas e gráficos. Os resultados da pesquisa feita com 14 profissionais, revelaram que a maioria dos participantes tem entre 21 a 30 anos, com destaque para o sexo feminino, a maior parte são solteiros e têm filhos, com curso superior completo. Quanto aos principais fatores emocionais que afetam o desempenho dos colaboradores, a maioria diz que passa por problemas desse tipo, mas, não fizeram ou não fazem de terapia. Relataram também, que não usam e nem usaram medicamento psiquiátrico. Quanto a estar conseguindo dormir bem, descansar e ter momentos de lazer fora do ambiente de trabalho, a maior partes dos respondentes disseram realizam essas práticas. Para a maioria a qualidade do ambiente de trabalho é boa. A maior parte dos pesquisados mencionar que não perdem de muitas horas de sono devido as preocupações de trabalho e, que se sente pressionados no seu local do trabalho. Dizem que se sente produtivo e motivado na sua função, citaram que se sentem sobrecarregados no serviçoe a maioria tem sintomas de estresse. Segundo os colaboradores dentre os fatores emocionais que comumente interferem no desempenho de suas funções, destaca-se o estresse, porém, afirmaram que não há uma situação específica no trabalho que prejudica a saúde mental. Quanto as ações que a empresa poderia fazer para cuidar da saúde mental dos funcionários, verificou-se, que alguns responderam que não tem nada a fazer e outros mencionaram que não sabem. Conclui-se, que a empresa vem fazendo a sua parte, pois a maioria dos colaboradores referem a empresa como um local bom para trabalhar, proporcionando benefícios consideráveis para esses profissionais.
Descrição: Artigo de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Administração. Sob Orientação do Prof. Me. Joareis Fernandes de Azevedo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4819
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Franciele 17.10.2023 finalizado.pdf920,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador