Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4820
Título: Previsão da produção de café de Rondônia utilizando algoritmos de aprendizado de máquina
Autor(es): Silva, Pedro
Palavras-chave: Café
Prognóstico de produção
Séries temporais
Algoritmo de instrução de máquina
Data do documento: 1-Out-2023
Resumo: O café é um dos grãos mais populares comercializados no mundo e o Brasil se destaca pelo volume de produção e pela qualidade dos grãos. No Estado de Rondônia o café representa um dos principais produtos agrícolas do Estado, com destaque nacional em qualidade, produtividade e sustentabilidade. Como todo negócio para se manter competitivo as empresas buscam por tecnologia que auxiliem nas tomadas de decisão, na busca por um sistema enxuto e preciso. Diante disso, os modelos matemáticos demonstram ser uma ferramenta para prever a produção e auxiliar nas tomadas de decisão. Para tanto, o objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho entre os modelos matemáticos baseados em séries temporais e algoritmos de aprendizado de máquina para obtenção da produção futura do café no Estado de Rondônia. Para avaliação do melhor método, a pesquisa passou por 4 etapas, sendo a primeira etapa a coleta, organização e análise dos dados que foram obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) que serviram de série histórica. Na segunda etapa, a modelagem que utilizou-se as técnicas clássicas, como média móvel, média exponencial móvel e regressão linear e a modelagem por algoritmos de aprendizado de máquina onde são utilizados Floresta Aleatória, K-vizinhos mais próximos (KNN) e Máquina de Vetores de Suporte (MVS). Os modelos de previsão foram construídos nos Softwares Weka e Excel, pois ambos possuem a estrutura para a realização dos experimentos. Na terceira etapa a avaliação de desempenho é medida pelos seguintes métodos de acurácia: Erro Absoluto Médio (MAE), Erro Percentual Absoluto Médio (MAPE). Por fim, a quarta etapa, que consiste na previsão futura, apresentou a técnica que melhor performou na previsão para a próxima safra de café. Nesta pesquisa o modelo que apresentou o menor erro na avaliação de acurácia foi o algoritmo Floresta aleatória, com MAE de 174,47 sacas, e erro percentual médio de 9,44%.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial na obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador: Prof. Dr. Nícolas Alessandro de Souza Belete
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4820
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia II - Pedro Henrique Vales Vieira da Silva.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador