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Título: Literatura infantil ou literatura contemporânea?: "Abri, abriste, abreu"
Autor(es): Silva, Alfeu Carmo e
Palavras-chave: Literatura infantil
Literatura contemporânea
Abri, Abriste, Abreu
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, A. C. Literatura infantil ou literatura contemporânea? "Abri, abriste, abreu". 2023. 44 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023
Resumo: Esta monografia tem a finalidade de discutir a poesia contida no Livro “Abri, Abriste, Abreu” do escritor paulistano, Osvaldo Copertino Duarte. Para, além disso, analisar o livro por meio dos estudos oferecidos pela Literatura Infantil, como pilar de fundamentação crítica. Embora, o livro esteja acima da condição de livro infantil a base crítica é fundamental para se entender a construção dos versos, e para se entender duas questões, primeiro, a formação educacional de pequenos alunos e a aprendizagem. O trabalho está construído por três capítulos. O primeiro capítulo trata da importância do ensino da literatura portuguesa na universidade brasileira, mais precisamente em nosso centro acadêmico, qual seja UNIR/Vilhena, iniciaremos com a discussão de importantes questionamentos, como o processo formativo do ensino da Literatura Portuguesa na graduação em Letras/Vilhena, bem como, o ponto de vista e o desdobramento profissional do acadêmico no curso, apesar das várias mudanças e desdobramentos que a grade curricular dessa área de estudo já enfrentou, o que também será objeto deste capítulo. O segundo capítulo diz respeito a relevância do estágio supervisionado em relação ao estudo da Literatura Portuguesa, já que a prática objetiva moldar no estudante relevantes considerações a respeito do exercício da prática profissional do professor na universidade, esse estudo nos aproxima do ensino da literatura portuguesa e a forma como é empregado o texto universitário em nossa universidade, serão expostos nesse capítulo inferências analíticas no que concerne a literatura portuguesa e a sua função dentro da grade curricular da UNIR. O terceiro capítulo versa sobre as ações extensionistas relacionadas ao estudo da literatura portuguesa dentro da instituição acadêmica do qual fazemos parte, nos basearemos no princípio da aproximação social como forma de integração entre sociedade e universidade, pois o que se busca é a troca de conhecimentos para que se alcance saídas que possam solucionar todas as formas de embates entre as mais variadas comunidades literárias. Oportunamente, mostraremos aqui as formas de atividades extensionistas em que nossa universidade organizou e fez parte ao longo dos tempos, confirmando assim sua eficácia tanto para nosso centro universitário vilhenense, quanto para os que fizeram parte dessas ações. Ao término faremos um texto final em que retomaremos as ideias desenvolvidas nos três capítulos. Faremos um apanhado de tudo que aqui foi exposto, que envolvem as mais interessantes formas de aprendizado para o acadêmico de Letras/Vilhena, incluindo sua vivência como estagiário, sua participação em ações extencionistas desenvolvidas pela UNIR, suas experiências na vivencia com a literatura, tudo isso ligado aquela que é tema desse texto, a Literatura Portuguesa, isso se justifica pela responsabilidade que a universidade tem para com acadêmico, uma vez que, o aprendizado obtido pelo estudante advém do modo como o curso manifesta seu conteúdo teórico e prático.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Letras. Orientador (a): Profa. Dra. Maria do Socorro Gomes Torres
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4821
Aparece nas coleções:DAELL/VHA. Licenciatura em Letras/Português (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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