Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4825
Título: Utilização de algoritmos de aprendizado de máquina para predição de evasão de alunos de educação a distância
Autor(es): Sousa, Marcelo Cruz de
Palavras-chave: Evasão
EAD
Educação a distância
Aprendizado de máquina
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Marcelo Cruz de. Utilização de algoritmos de aprendizado de máquina para predição de evasão de alunos de educação a distância. 2023. 59 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A evolução da Educação a Distância (EAD) mediada por tecnologias trouxe consigo desafios, destacando-se a preocupação com a evasão de alunos. No cenário brasileiro, onde aproximadamente 29 mil cursos EAD foram oferecidos em 2018, compreender e prever a evasão torna-se crucial para a eficácia do sistema educacional. Este estudo concentra-se na predição de evasão em cursos EAD da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Ao explorar o Learning Management System (LMS) Moodle, a pesquisa incorpora a Mineração de Dados Educacionais (MDE) e algoritmos de Aprendizado de Máquina (AM). A escolha do Moodle como fonte de dados fornece uma riqueza de informações sobre o comportamento dos alunos. Este trabalho é dividido em etapas de obtenção, pré-processamento, mineração e pós-processamento de dados, destacando a importância da análise cuidadosa e seleção de características representativas. A abordagem adotada na identificação de alunos evadidos, comparando datas de acesso e conclusão de disciplinas, contribui para a eficácia da modelagem. O treinamento de diversos modelos, incluindo Logistic Regression, Random Forest e Support Vector Machine, revelou que o Random Forest se destacou com uma acurácia de 75%. Surpreendentemente, a opção por parâmetros padrão mostrou-se eficaz, sugerindo uma abordagem simples, mas efetiva, na previsão de evasão. Ao final, o projeto oferece resultados promissores, estabelecendo não apenas uma base para melhorias futuras, mas também contribuindo para uma compreensão mais profunda da dinâmica da evasão em ambientes educacionais específicos. Este estudo proporciona insights valiosos para aprimorar estratégias de retenção de alunos em cursos EAD.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4825
Aparece nas coleções:Ciência da Computação (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - 2023 - Marcelo Cruz - COMPLETO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Marcelo Cruz de Sousa1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.