Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4845
Título: Meu álbum de família: práticas artísticas na construção de memórias
Autor(es): Almeida, Maria Eduarda da Silva Pereira de
Palavras-chave: Memória
Álbum de família
Fotografia
Transferência de imagem
Data do documento: 2023
Citação: ALMEIDA. Maria Eduarda da Silva Pereira de. Meu álbum de família: práticas artísticas na construção de memórias. 2023. 71 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O Álbum de família está em quase todas as residências. As contações de histórias que embalam as fotografias, as novas narrativas que suscitam e a volta ao passado, despertaram-me o interesse em pesquisar as memórias contidas nessas imagens. Por meio da produção visual e da pesquisa do meu processo de criação, ressignifiquei os retratos de família, - da minha família -, e intencionei ativar, valendo-me das operações da arte, as associações entre as imagens do passado, as imagens produzidas para esse trabalho, e a memória. O conhecimento científico resultou da ação simultânea das práticas, da revisão teórica e da produção do texto. As disciplinas de fotografia e filosofia, pertencentes à grade curricular do curso, foram importantes para a adoção da fotografia como a linguagem artística predominante em meus trabalhos, bem como, a disciplina de processos gráficos trouxe-me a oportunidade de desenvolver a técnica manual de transferência de imagem e a compreensão dos resultados precários que a técnica me proporciona, como uma espécie de metáfora da ação de apagamento natural das lembranças.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4845
Aparece nas coleções:Artes Visuais (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Meu Álbum de Familia - MARIA EDUARDA ALMEIDA.pdf6,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.