Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4863
Título: Resposta imune inata de quirópteros em ambientes antropizados: infecção por Haemosporida na Amazônia brasileira
Autor(es): Teles, Laura Parente
Rocha, João Vitor Rocha da
Lima, Francisco Junior Oliveira
Subrinho, Shelda Ramos Ferreira
Aguiar, Jardson de Souza
Pedersoli, Mizael Andrade
Messias, Mariluce Rezende
Mesquita, Elieth Afonso de
Palavras-chave: Saúde
Quirópteros
Hemoparasitos
Infecção
Amazônia
Data do documento: 2023
Citação: TELES, Laura Parente; SILVA, João Vitor Rocha da; LIMA, Francisco Junior Oliveira; SUBRINHO, Shelda Ramos Ferreira; AGUIAR, Jardson de Souza; PEDERSOLI, Mizael Andrade; MESSIAS, Mariluce Rezende; MESQUITA, Elieth Afonso de. Resposta imune inata de quirópteros em ambientes antropizados: infecção por Haemosporida na Amazônia brasileira. Revista Foco, [S.L.], v. 16, n. 9, p. 01-18, 29 set. 2023. South Florida Publishing LLC. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n9-194.
Resumo: O avanço de ações antrópicas próximas às áreas naturais favoreceu um estreito contato entre os humanos e animais silvestres nos seus habitats, propiciando a dispersão de agentes parasitários e infecciosos para novos hospedeiros. Uma diversidade de patógenos podem ser encontrados em algumas ordens de animais silvestres, como morcegos. Objetivo: Identificar hemoparasitos em quirópteros incidentes em áreas periurbanas de Porto Velho/RO e estabelecer um parâmetro leucocitário em resposta ao ambiente antropizado. Estudo experimental em quirópteros capturados na região periurbana de Porto Velho/RO através do projeto Saúde Única, SUIg – PVH. A captura e coleta foram de acordo com os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde, respeitando o nível de biossegurança NB-2 e conduzido por um médico veterinário, obtendo um N amostral de vinte indivíduos. As análises parasitária e hematológica foram realizadas a partir de identificação e comparação morfológica, partindo de lâminas histológicas confeccionadas e coradas com HE e analisadas por microscopia óptica em aumentos de 400X e 1.000X. Foram identificados protozoários da ordem Haemosporida, família Leucocytozoidae com prevalência do Leucocytozoon sp. em 100% das amostras. A análise diferencial de leucócitos em cinco espécies de quirópteros, permitiu estabelecer um parâmetro leucocitário. O Leucocytozoon sp. é um haemosporida predominante em aves, porém revelou-se de caráter zoonótico adaptativo, demonstrando que está se adaptando à infecção de outras classes de vertebrados. É essencial caracterizar os parâmetros hematológicos de um maior número de espécies a fim de estabelecer padrões inequívocos de resposta imune dos mamíferos ao ambiente antropizado. Os quirópteros constituem um potencial modelo para estudos parasitários no âmbito da Saúde Única por sua grande capacidade de dispersão, proximidade com os seres humanos e resistência à doenças, podendo torná-los reservatórios de diversos parasitas agentes etiológicos de zoonoses, muitas vezes assintomáticos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4863
ISSN: 1981-223x
Aparece nas coleções:Biologia (Artigos de Periódicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOCO+194 (1).pdfArtigo publicado424,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.