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Título: Práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma de Ensino Fundamental para a inclusão de alunos surdos
Autor(es): 
Ramos, Ana Priscila Pimentel
Palavras-chave: Educação Inclusiva;
Educação Bilíngue
Práticas Pedagógicas
Aluno Surdo
Ensino Fundamental
Data do documento: 2023
Citação: Ramos, Ana Priscila Pimentel. Práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma de Ensino Fundamental para a inclusão de alunos surdos. 2023. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como tema as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino fundamental para a inclusão do aluno surdo. A questão principal de investigação é: quais práticas pedagógicas têm sido desenvolvidas no ensino fundamental de uma escola municipal de Ariquemes/RO direcionadas à inclusão do aluno surdo. Apresenta como objetivo central analisar estas práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma de classe comum. Esta pesquisa faz parte das atividades desenvolvidas junto ao Projeto de Extensão e de Pesquisa “LIBRAS em todas as mãos” na qual desenvolvemos atividades em uma escola municipal de Ariquemes Rondônia com apoio financeiro do Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (PIBEC). Cabe ressaltar a importância deste tema, considerando a Lei nº 10.436/2002, que garante que os alunos surdos tenham como primeira língua de comunicação a Libras em todos os níveis e modalidades. Para tanto, emprega o método da pesquisa de campo com a participação de uma docente do ensino fundamental que atuava em uma turma de 1º ano com três alunos surdos matriculados. Na coleta de dados foram utilizados a entrevista e o protocolo de observação. A partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e episódios (MOURA, 2002) os resultados foram organizados em três categorias a saber: perfil da participante, práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos surdo e práticas pedagógicas que dificultam o processo de inclusão de alunos surdos. Tem-se como principais resultados e discussão, a docente tinha formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Escolar, atuava há 19 anos na Educação Básica, e era a primeira vez que atendia alunos surdos na classe comum. Observamos que as alunas surdas sentavam-se nas primeiras carteiras, realizaram e acompanharam atividades abordando conteúdos aplicadas a todos os alunos da turma, a professora demonstrou desconhecimento das singularidades de cada estudante surda, muitas vezes reportando a intérprete. Notamos que a docente e os todos os alunos possuem aula de Libras, somado ao atendimento educacional especializado ofertado aos alunos surdos com instrutora surda e professora de Libras no contraturno. Todavia, identificamos carência de interação entre a docente e as alunas surdas, não visualizamos algumas adaptações nas atividades como imagens, sinais em Libras ou exemplos que poderiam dar apoio ao processo de aprendizagem destas alunas.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4873
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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