Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4888
Título: Dificuldade no processo de leitura no 3° ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Lima, Lilian
Palavras-chave: Dificuldade de leitura.
Estratégias de leitura.
Data do documento: 2023
Citação: Lima, Lilian. Dificuldade no processo de leitura no 3° ano do Ensino Fundamental 2023. 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as dificuldades de leitura enfrentadas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, bem como investigar as estratégias adotadas por educadores para lidar com esses desafios. A problemática central reside no fato de que um número expressivo de crianças apresentam déficits significativos na leitura durante o 3º ano, comprometendo não apenas o desempenho acadêmico, mas também a autoestima e as perspectivas de futuro desses estudantes. Metodologicamente, em um primeiro momento realizou-se o estudo bibliográfico, tendo como principais autores Gomes (2016), Paiva (2017) e Carvalho (2018). Esses estudiosos abordam a leitura não apenas como uma habilidade, mas como uma ferramenta para a aprendizagem. Além disso, eles elucidam a complexidade das dificuldades de leitura no âmbito do Ensino Fundamental e analisam as diversas abordagens pedagógicas disponíveis para aprimorar o ensino dessa habilidade. Na segunda parte da pesquisa foi realizada entrevistas semiestruturadas com duas professoras alfabetizadoras de uma escola pública de Ariquemes/RO, conduzidas no mês de junho de 2023. As docentes foram questionadas sobre sua compreensão das dificuldades de leitura, os fatores associados e as estratégias utilizadas em sala de aula para apoiar os alunos. Os resultados apontam que as principais dificuldades de leitura relatadas pelas professoras dizem respeito à capacidade de decodificação de palavras, porém com obstáculos significativos na compreensão do significado do texto. As docentes atribuem esses problemas a diversos fatores, entre eles a falta de estímulo familiar à leitura, o contexto pós-pandemia e as limitações do ensino remoto. Como estratégias de intervenção, foram citadas a seleção de textos curtos e lúdicos, atividades de leitura compartilhada e o uso de recompensas para motivar a prática leitora. As constatações do estudo corroboram pesquisas prévias sobre as nuances e causas das dificuldades de leitura no 3º ano do Ensino Fundamental. Os achados fornecem insights relevantes para a proposição de soluções efetivas, que considerem as influências familiares, escolares e sociais sobre o problema. Portanto, é de fundamental importância a disposição de políticas públicas abrangentes para qualificar professores, engajar famílias e garantir um processo educacional que desenvolva plenamente as competências leitoras dos estudantes brasileiros.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Márcia Ângela Patrícia
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4888
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia lilian.pdf613,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.