Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4902
Título: Fotografia alternativa: experimentos e práticas artísticas com a captura e impressão de imagens
Autor(es): Sá, Camila Vieira Vilarim de
Palavras-chave: Aparelho como ato político
Fotografia alternativa
Licenciatura
Manual
Erro
Data do documento: 2023
Citação: SÁ. Camila Vieira Vilarim de. Fotografia alternativa: experimentos e práticas artísticas com a captura e impressão de imagens. 2023. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O texto aborda a prática da fotografia alternativa, que se caracteriza pelo uso de métodos manuais, como a cianotipia, fitotipia, antotipia, pinhole e scanner, em oposição às câmeras digitais convencionais. A autora destaca a história da fotografia, revendo a evolução das técnicas analógicas desde seus primeiros testes com resultados precários e imperfeitos até a busca por imagens nítidas e estáticas. Também é dado luz sobre a importância de artistas contemporâneos brasileiros, que usam a fotografia alternativa como forma de expressão artística. Além disso, explora-se a relação entre o “erro”, o ruído e as experiências no processo criativo, examinando o impacto do tempo de exposição em obras específicas. A pesquisa também descreve o interesse em investigar como os processos alternativos podem reavivar o interesse pela fotografia manual, ressignificando objetos cotidianos. Por meio deste, é refletido sobre a fotografia teórica, mostrando mapas de rumo como fio condutor da pesquisa, até a forma prática de diferentes processos manuais alternativos. Finalmente, propõe-se uma oficina com foco em técnicas acessíveis de fotografia alternativa, com antotipia e fitotipia, visando a promoção da cultura e arte de produções acessíveis.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4902
Aparece nas coleções:Artes Visuais (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conlusão de Curso Fotografia alternativa Camila Sá.pdf6,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.