Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4904
Título: Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região
Autor(es): Afonso, Dávisson Lucas Vieira
Palavras-chave: Setor público
Justiça do Trabalho
Facilitadores e inibidores do compartilhamento do conhecimento
Data do documento: 2023
Citação: AFONSO, Dávisson Lucas Vieira. Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. 2023. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A Gestão do Conhecimento (GC) é essencial para que as organizações as promovam um ambiente que motive e capacite os servidores para a conversão, compartilhamento e utilização do conhecimento com finalidade de aumentar o desempenho individual e organizacional, além de atender de forma efetiva as necessidades da sociedade. Assim, o problema de pesquisa é Como melhorar a efetividade das ações de gestão do conhecimento na administração pública? Para compreender o fenômeno retratado, é realizado um estudo de caso no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14). O objetivo geral é realizar um diagnóstico da gestão do conhecimento (GC) no TRT14 e apontar os fatores críticos de sucesso para um plano de intervenção para GC. Metodologicamente esta pesquisa é classificada como uma pesquisa de campo, com natureza descritiva e abordagem quali-quanti. Dessa forma, foi realizado um estudo de caso no TRT14, com utilização do Instrumento para Avaliação da Gestão do Conhecimento na Administração Pública (IAGCAP), proposto por Batista (2012). Os principais resultados da pesquisa apontaram que o TRT14 está no nível de maturidade da GC denominado refinamento, sendo a organização pública com maior nível de maturidade de GC entre as organizações estudadas pelo IAGCAP em teses e dissertações do Brasil; além disso, os servidores da área fim possuem melhor visão das ações de GC, seguidos pelos magistrados e, por fim, os servidores da área administrativa. A principal contribuição teórica é a adaptação do IAGCAP para que os critérios de diagnóstico contenham, também, os fatores facilitadores e inibidores do compartilhamento do conhecimento nas instituições públicas. A pesquisa apresenta como principal limitação a não identificação dos servidores mais demandados por conhecimento. A principal sugestão para pesquisas futuras é o mapeamento dos servidores que são mais demandados por conhecimento, por meio da elaboração de rede de interações, visando identificar se esses servidores possuem conhecimento críticos, se completaram os requisitos para aposentadoria, subsidiando a elaboração de um plano de sucessão.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4904
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao_completa.pdf100,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.