Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4916
Título: A geografia do setor hidrelétrico no estado de Rondônia
Autor(es): Lima, Jéssica Camila Souza
Palavras-chave: Usina hidroelétrica
Território
Energia
Data do documento: 2023
Citação: LIMA, Jéssica Camila Souza. A geografia do setor hidrelétrico no estado de Rondônia. 2023. 78 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Estado de Rondônia é rico em recursos naturais, dentre eles o energético, que diante dos mesmos, a geração de energia obtém destaque no território com as implantações das Usinas Hidrelétricas (UHEs), Pequenas Centrais Hidrelétricas – (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). A presente produção científica tem como objetivo geral analisar a geografia do setor hidroelétrico do Estado de Rondônia, sendo identificar e espacializar onde estão instaladas as UHEs, PCHs e CGHs, e relacionar a potência e a área alagada. Nessa perspectiva, se propõe relacionar a área alagada e a desapropriação decorrentes das instalaçoes UHEs e PCHs, e demostrar os principais agentes hegemônicos atuantes no uso do território das PCHs. Para realização desse estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória, dedutiva através de publicações em boletins, artigos, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses em documentos publicados de acordo com a temática, e os dados documentais foram extraídos da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL e da Agência Nacional de Águas - ANA, espacializados através do software PhilCarto versão número 5.0. Observou-se através dos resultados que consta 04 UHES e 18 PCHs e 12 CGHs em operação no território de Rondônia. O primeiro empreendimento instalado no estado de Rondônia é a (UHE SAMUEL), com potencial de 276 MW e causou impacto florestal com alagamento de 656KM², essa relação consta devido sua engenharia, sendo uma potência baixa e a inclusão de grande extensão da área alagada. A UHES Jirau (2009) e Santo Antônio (2011) geraram a desapropriação em média de 2.849 de pessoas que foram atingidas pelas barragens, e, levou a uma mobilidade, tendo em vista, o rompimento com as atividades tradicionais das populações ribeirinhas. No Estado de Rondônia, demonstra a ação de agentes hegemônicos que são classificados como PIE - (Produtor Independente de Energia), tendo objetivo de comercializar a venda de energia das PCHs, sendo assim, o Estado consta com 62% de PIE no território e destaca o Município de Alta Floresta que contém 07 PCHs.A existência de usinas e centrais em operação, juntamente com os impactos socioambientais e a presença de agentes hegemônicos, destacam a importância de uma abordagem cuidadosa e sustentável na exploração dos recursos energéticos do estado. É fundamental considerar os aspectos sociais, ambientais e econômicos para garantir um desenvolvimento equilibrado e responsável do setor hidroelétrico em Rondônia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4916
Aparece nas coleções:Geografia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Geografia do Setor Hidroelétrico no Estado de Rondônia - Jéssica Camila Souza Lima.pdfTrabalho de conclusão de curso, apresentado ao Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Geografia.2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.