Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4918
Título: Caracteristicas gerais da Ochroma pyramidale(Cav.ex Lamb)
Autor(es): Gomes, Luciana da Silva
Palavras-chave: Dormência
Espécies florestais
Mudas
Viveiro
Data do documento: 30-Out-2023
Citação: GOMES, Luciana da Silva. Características gerais da Ochroma pyramidale(Cav.ex Lamb). 27 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a espécie florestal Ochroma pyramidale. tanto, este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica com a utilização de livros, artigos científicos, revistas e publicações diversas, com o intuito de trazer conhecimentos gerais sobre Ochroma pyramidale. Fez-se uma abordagem sobre os aspectos botânicos da Ochroma pyramidale, uma breve descrição geral da espécie, descrição do tronco e da madeira, a importância da espécie, o valor ecológico da espécie, o valor socioeconômico, as características das sementes desta espécie, alguns aspectos considerados sobre a produção de mudas, a semeadura e os substratos utilizados para a produção de mudas desta espécie. Vale ressaltar que antes dos estudos dessa planta, a Ochroma pyramidale não era tão reconhecida assim, porém através de vários estudos, e avaliações vem sendo reconhecido o seu valor, pois o pau-de-balsa contribui com a restauração de áreas degradas, por ter um rápido crescimento e tolerância a alta radiação, além disso é uma espécie que contribui com o crescimento econômico, pois através dela é possível produzir várias matérias-primas, e também é uma planta medicinal que contribui para o tratamento de diversas enfermidades. Outro fator importante é que a Ochroma pyramidale pode ser primordial para a substituição do metilmercúrio, e através do uso do pau-de-balsa para as atividades mineradoras, é possível evitar vários impactos ambientais e que afete a saúde da sociedade. É importante destacar o entendimento da qualidade das sementes e a produção das mudas, e as técnicas aplicadas como o teste de quebra de dormência pois a espécie possui dormência tegumentar que muitas das vezes se torna uma barreira para a sua germinação, através do entendimento dessas técnicas poderá servir de base para auxiliar os produtores rurais. Para vender sua produção de madeira com densidade para indústria de laminados e compensados, de modo a serem utilizados na indústria de móveis. Palavras-chaves: Dormência, Espécies florestais, Mudas, Viveiro.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4918
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC completo LUCIANA.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.