Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4929
Título: Água para o consumo humano como fator de risco à saúde em comunidades tradicionais de Rondônia
Autor(es): Vieira, Vanessa Mattos
Palavras-chave: Água potável e saneamento
Comunidades amazônicas
Controle socioaambiental
Data do documento: 2023
Citação: VIEIRA, Vanessa Mattos. Água para o consumo humano como fator de risco à saúde em comunidades tradicionais de Rondônia. 2023. 44 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: A precariedade no saneamento básico altera a qualidade da água acarretando a propagação de doenças de veiculação hídrica. Comunidades tradicionais brasileiras, muitas vezes por estarem mais isoladas, demandam maior atenção em relação às condições de tratamento, conservação e manutenção da água utilizada para consumo e banho. O presente trabalho foi realizado em duas localidades com uma variedade de comunidades tradicionais, sendo estas: Comunidade Porto Rolim de Moura do Guaporé e a Comunidade Quilombola Forte Príncipe da Beira. A Comunidade Rolim de Moura do Guaporé é uma comunidade multiétnica que pertence ao município de Alta Floresta do Oeste e fica às margens do Rio Mequéns, onde os povos utilizam água de poços simples. A Comunidade Quilombola Forte Príncipe da Beira está localizada no município de Costa Marques, em Rondônia, onde todos fazem uso de água provinda de um poço artesiano. Com foco na promoção da saúde, o objetivo é analisar a qualidade da água consumida pelas comunidades. As análises físico-químicas e microbiológicas seguiram os procedimentos do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Os dados das coletas físico-químicas e microbiológicas foram avaliados em conjunto, cotejando estes, com as diversas variáveis. Como produto foi criada uma cartilha com dicas e explicações em linguagem simples para trabalhar com todos os tipos de comunidades em oficinas de capacitação e educação ambiental. Os resultados obtidos comprovam a hipótese de que a água dos poços simples é mais vulnerável a contaminações e que a qualidade da água de poços artesianos é menos vulnerável. O trabalho dá atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Objetivo 3 - Boa Saúde e Bem-Estar, Objetivo 6 - Água Potável e Saneamento e Objetivo 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. A aplicação do produto tem o intento de apresentar meios de prevenir a contaminação da água, sugerir mudanças de hábito e cuidados com a qualidade da água, que podem prevenir a transmissão de doenças de veiculação hídrica.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4929
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_VMV.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.