Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4942
Título: Evolução temporal e espacial do desmatamento do município de Nova-Mamoré (RO) entre 2008-2022.
Autor(es): Rocha, Ana Paula da SIlva
Palavras-chave: Amazônia
Desmatamento
Rondônia
Data do documento: 2023
Citação: ROCHA, Ana Paula da Silva. Evolução temporal e espacial do desmatamento do município de Nova-Mamoré (RO) entre 2008-2022.2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental), Fundação Universidade Federal de Rondônia,2023.
Resumo: O desmatamento ilegal na Amazônia legal é um problema grave que afeta a biodiversidade, o clima e a qualidade de vida das populações locais. Um dos municípios mais atingidos por essa prática é Nova Mamoré, em Rondônia, que ocupa o 12º lugar no ranking dos que mais desmatam na região. Para entender melhor as dinâmicas e as consequências do desmatamento em Nova Mamoré, surgiu a necessidade de analisar as mudanças que ocorreram no espaço e no tempo nesse território. Para isso, foram utilizados os dados do site Terra Brasilis, do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (PRODES), que fornecem os gráficos das taxas anuais de desmatamento acumulado por km². A partir desses dados, foi possível comparar as taxas de desmatamento de Rondônia com as do município de Nova Mamoré, e verificar que o município apresentou um pico de desmatamento até o ano de 1997, correspondendo a 9,79% da sua área total. Os resultados também permitiram visualizar o cenário atual do desflorestamento no município, mostrando a proporção de área florestal remanescente, as áreas protegidas e o total de desmatamento até o ano de 2021. Nos anos seguintes a 2000, o desmatamento no município de Nova Mamoré diminuiu, mas teve um aumento significativo no ano de 2004. Palavras chaves: Amazônia, desmatamento, Rondônia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4942
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso de Gestão Ambiental da Acadêmica Ana Paula da Silva Rocha.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.