Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4945
Título: Avaliação do gerenciamento dos resíduos das atividades de saúde de uma clínica particular do município Guajará-Mirim/RO
Autor(es): Avaroma, Alexandre Rocha
Palavras-chave: Gerenciamento
Resíduos Sólidos
Saúde
Data do documento: 2023
Citação: AVAROMA, Alexandre Rocha. Avaliação do gerenciamento dos resíduos das atividades de saúde de uma clínica particular do município Guajará-Mirim/RO. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental), Fundação Universidade Federal de Rondônia,2023.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral analisar como é realizado o gerenciamento dos resíduos das atividades de saúde de uma clinica particular do município de Guajará Mirim/RO. Nos objetivos específicos buscou-se identificar os tipos de resíduos de saúde gerados na clinica, como é realizado o gerenciamento desses resíduos, e a medidas de segurança utilizada pelos profissionais da clinica para lidar com esses materiais. A problemática de pesquisa esteve assim orientada: como é realizada a gestão dos resíduos decorrentes das atividades de saúde de uma clinica particular do município de Guajará Mirim/RO? A metodologia de pesquisa baseou-se em um estudo de campo, descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa ocorreu por intermédio de visitas in loco na clinica e por meio da aplicação de um questionário ao gerente da empresa. Os dados coletados foram descritos nos resultados da pesquisa. Os resultados evidenciaram que na clinica os resíduos das atividades de saúde gerados são: resíduos biológicos, materiais perfurantes cortantes e resíduos químicos. O gerenciamento desses resíduos é realizado começando pela seleção desses materiais, após são identificados e armazenados para aguardar a coletas específicas que são realizadas para disposição final desses materiais. Os profissionais da clinica fazem uso dos dispositivos de segurança, como luvas e tocas, para o manejo desses resíduos, conforme as orientações do manual de biossegurança segurança da empresa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4945
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC COMPLETO.pdf988,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.