Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4958
Título: A ciência cidadã como ferramenta para gestão dos recursos pesqueiros na Bacia do Madeira, Rondônia
Autor(es): Pinto, Danielle Mendonça
Palavras-chave: Monitoramento participativo
Tecnologias digitais
Educação científica
Biodiversidade
Conservação
Data do documento: 2023
Resumo: Quando os ambientes e os recursos pesqueiros são monitorados e bem gerenciados, conseguem atingir níveis considerados biologicamente sustentáveis, garantindo a alimentação, o trabalho e a renda para milhões de pessoas que vivem da pesca. Entretanto, os registros de monitoramento quando ocorrem, são de grandes mercados pesqueiros, suprimindo dos relatórios de pesca o que de fato vem ocorrendo nas pequenas comunidades tradicionais de Rondônia. Dessa maneira, a parceria entre pesquisadores, a escola, estudantes e pescadores em ações colaborativas de ciência cidadã pode trazer benefícios e reduzir o viés associado à amostragem do pescado. Para atender o objetivo principal do trabalho de avaliar o potencial uso da ciência cidadã como ferramenta de geração de dados para subsidiar o manejo e a conservação dos recursos pesqueiros na região da Bacia do Madeira (Estado de Rondônia, Brasil), foi adotado uma abordagem de pesquisa descritiva e quali-quantitativa, explorando a prática da ciência cidadã colaborativa com diferentes grupos de pescadores e jovens estudantes de escolas ribeirinhas. Os resultados mostraram que a aplicação de atividades de monitoramento participativo com a ciência cidadã e métodos complementares apresentam diversas vantagens e importâncias: aumenta a conscientização e o interesse dos pescadores e estudantes pela ciência e pesquisa, amplia a capacidade de coleta de dados importantes sobre os recursos pesqueiros e os ambientes utilizados nas práticas pesqueiras, o que pode contribuir para melhorar a gestão e a conservação dos estoques de peixes da região da Bacia do Madeira e garantir a sustentabilidade dos segmentos da pesca envolvidos, quer sejam de caráter comercial, de subsistência ou esportiva.
Descrição: Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso de Recursos Naturais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Área de Concentração em Biodiversidade, como requisito parcial a obtenção do título de Mestra.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4958
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Conservação e Uso de Recursos Naturais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação__finalizada_Danielle_Mendonca_PPGReN_24NOV2023.pdf5,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.