Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4965
Título: Aplicabilidade dos produtos técnicos e tecnológicos produzidos pelos egressos do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional: um estudo de caso na Fundação Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Souto, Maênia Araújo Mendes Vaz de
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Mestrado Profissional em Administração Pública.
Produtos Técnicos e Tecnológicos
Data do documento: 2023
Citação: SOUTO, Maênia Araújo Mendes Vaz de. Aplicabilidade dos produtos técnicos e tecnológicos produzidos pelos egressos do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional: um estudo de caso na Fundação Universidade Federal de Rondônia. 2023. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A segunda metade do século XX foi marcada por grandes desafios, entre eles as inovações tecnológicas, responsáveis por revolucionar a forma de receber a informação, de se comunicar, bem como de se comportar, exigindo, dessa forma, que as organizações se adequassem às novas necessidades, que surgem e se transformam de forma muito rápida. Nesse contexto, o conhecimento é um importante ativo organizacional, e a Gestão do Conhecimento (GC) é uma forma de utilizar o conhecimento das pessoas para beneficiar o próprio grupo. Este estudo tem como objetivo geral analisar a aplicabilidade dos Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTTs) elaborados pelos egressos do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Metodologicamente, quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa; aplicada quanto à natureza; e descritiva quanto aos objetivos. Em relação aos procedimentos, trata-se de estudo de caso, instrumentalizado por um levantamento documental e bibliográfico, com aplicação de questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas. Como resultado da pesquisa identificou-se que, dos 25 respondentes, cinco afirmaram que seus PTTs estão sendo aplicados no órgão em estudo, sendo um deles em toda a Instituição, um nas Secretarias de Registros e Controle Acadêmicos (SERCAs) e departamentos, dois na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), e um no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA). Considerando que seis dos 31 egressos não responderam o questionário, não se pode concluir se, além dos cinco, mais algum PTT está sendo executado na UNIR. Levando-se em consideração a missão da Instituição, que é: produzir e difundir conhecimento, considerando as peculiaridades amazônicas, visando ao desenvolvimento da sociedade; e que alguns de seus valores são: visibilidade da produção da UNIR; compartilhamento de informações e conhecimento; e aplicabilidade dos estudos da UNIR; foi elaborado o Produto Técnico e Tecnológico que tem por objetivo solicitar à DTI, a habilitação de um módulo, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que otimize as atividades da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CCD), podendo, entre outras melhorias, vir a contribuir com uma maior visibilidade dos PTTs apresentados pelos egressos do PROFIAP e demais cursos profissionais, bem como divulgar as pesquisas realizadas no âmbito dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Portanto, o estudo é útil às coordenações dos programas acadêmicos e profissionais, à CCD, e à Instituição como um todo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4965
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação compilada --.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.