Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4980
Título: A importância da experiência do estágio supervisionado na formação acadêmica do Curso de Licenciatura em História na UNIR de Porto VelhoO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA NA UNIR DE PORTO VELHO
Autor(es): Barbosa, Leiris Keiciane Rodrigues da Silva
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Experiência
Formação em licenciatura em história
Data do documento: 2023
Citação: BARBOSA, Leiris Keiciane Rodrigues da Silva. A importância da experiência do estágio supervisionado na formação acadêmica do Curso de Licenciatura em História na UNIR de Porto VelhoO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA NA UNIR DE PORTO VELHO. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: No ano de 2016, consegui realizar um dos meus projetos de vida, entrar na universidade, cursar licenciatura em História, para ser sincera foi a realização de um sonho, ser professora é a minha meta, poder ensinar e partilhar, contribuir para o crescimento de diversas pessoas assim que terminar o ensino superior. Durante o processo percebi o quão seria desafiador esse momento da minha trajetória, afinal de contas não é fácil, é um caminho cheio de altos e baixos, houve alguns momentos que pensei que deveria desistir, trancar o curso, escolher outra carreira a qual seguir, momentos esses que me fizeram pensar que se você não nasceu para isso, não é necessário continuar. Mas apesar de todos os momentos conturbados, foi necessário seguir em frente, afinal desistir do meu processo me faria sentir fracassada, e estar na universidade, um mundo cheio de conhecimentos, e com professores cheios de bagagens e dispostos a nos transmitir saberes e nos ajudar a nos encontrar como seres pensantes é uma oportunidade única que não pode ser desperdiçada, logo apesar de todos os desafios estar na universidade foi uma grande experiência. A Universidade Federal de Rondônia, através do Curso de Licenciatura em História, me trouxe uma experiência magnifica no campo educacional principalmente a partir dos estágios supervisionados, e em especial um programa da CAPES, o Residência Pedagógica. As experiências durante meu processo trouxeram saberes de diversas perspectivas, houve trocas com professores da universidade, colegas discentes, professores da rede pública de ensino e principalmente com alunos, consegui viver cada passo desse longo caminho aproveitando cada informação que encontrei, sairei da universidade de maneira diferente da qual entrei, mais madura, inteligente e principalmente mais humana, com a capacidade de me colocar no lugar do outro em diversos momentos da minha existência, além de poder contribuir para um ensino de qualidade dentro de qualquer estabelecimento educacional a qual eu for trabalhar futuramente. A partir do momento que comecei os estágios pertinentes ao Curso de História, eu estava disposta a encontrar o conhecimento e me dedicar a cada etapa, a história fez a minha vida mudar, me fez mudar a forma de ver a sala de aula, me fez perceber que é necessário que a família seja presente na escola, eu conheci a 5 estrutura educacional desde a sua base até a regência. Admito que quando ingressei na universidade a minha maior vontade era começar os estágios, pois ali eu poderia dar aulas, quanta ilusão da caloura, pois era necessário passar por várias fases até chegar o dia de ser professora de fato, um caminho árduo, onde é necessário passar pelos estágios supervisionados I, II, III IV, V e VI.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4980
Aparece nas coleções:História (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEIRIS KEICIANE RODRIGUES DA SILVA BARBOSA.pdf540,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.