Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4984
Título: Índice de escore de condição corporal: novo método de avaliação zootécnica de rebanhos leiteiros
Autor(es): Lima, Rhuan Amorim
Palavras-chave: Balanço energético
Produção de leite
Fertilidade
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Rhuan Amorim. Índice de escore de condição corporal: novo método de avaliação zootécnica de rebanhos leiteiros. 2022. 91 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A avaliação visual do escore de condição corporal (ECC) é um método prático, barato e fornece uma estimativa das reservas de energia corporal dos bovinos, apesar disso a adoção da mensuração do ECC ainda não é rotina em grande parte das propriedades de leite. A limitação da adoção pode estar na dificuldade em interpretar e transformar os valores de ECC em informações capazes de orientar os manejos nutricional e reprodutivo. Neste contexto o Índice de Escore de Condição Corporal (iECC) demonstra-se como potencial ferramenta para orientar o manejo do rebanho visando maximizar a expressão do potencial produtivo dos animais. A hipótese deste trabalho é que a utilização do iECC como parâmetro para tratar os dados de ECC e orientar o manejo nutricional e reprodutivo de rebanhos leiteiros otimiza os resultados produtivos e reprodutivos. No primeiro estudo objetivou-se comparar a produção de leite e os parâmetros metabólicos entre vacas com baixo, adequado e alto ECC ao parto. Este estudo foi conduzido com 35 vacas da raça Girolando e demonstrou que animais com ECC adequado ao parto apresentaram maior produção de leite e melhor condição metabólica em relação às vacas com alto ECC que, em geral, não diferiram das vacas com baixo ECC. Outro estudo utilizando dados de 731 fêmeas, foi conduzido com o objetivo de comparar a performance reprodutiva e a produção de leite entre vacas holandesas com o ECC dentro, acima e abaixo das recomendações do iECC. Neste segundo estudo vacas classificadas com ECC dentro das recomendações do iECC constituíram o grupo de animais que apresentaram simultaneamente maior produção de leite e, de maneira geral, melhores resultados reprodutivos, demonstrando assim o iECC como alternativa viável para direcionar manejos nutricionais visando otimizar os resultados produtivos de rebanhos leiteiros. Com intuito de avaliar possibilidade de simplificar o cálculo do iECC, um terceiro estudo foi conduzido com o objetivo de comparar a performance reprodutiva e a produção de leite entre vacas com o ECC Recomendado e vacas com ECC Alvo segundo as recomendações do iECC. Neste estudo, vacas classificadas com ECC Recomendado e ECC Alvo não apresentaram diferenças na produção de leite e na eficiência reprodutiva. Dessa forma observou-se que restringir a recomendação do ECC a uma unidade de ECC específica (ECC Alvo), não se revelou mais eficiente do que quando a recomendação de ECC é feita dentro de um intervalo de ECC maior (ECC recomendado). De maneira conjunta, os resultados destes estudos contribuíram para validação vi do iECC como alternativa eficaz para trabalhar os dados de ECC, bem como possibilitaram uma simplificação na metodologia de cálculo do iECC tornando-o um método ainda mais acessível para direcionar manejos nutricionais visando otimizar os resultados produtivos de rebanhos leiteiros.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4984
Aparece nas coleções:Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Rhuan_Amorim_de_Lima.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.