Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4994
Título: Alterações no perfil socioeconômico e na dinâmica da pesca na área do reservatório de Santo Antônio no Rio Madeira, Rondônia
Autor(es): Pinto, Danielle Mendonça
Palavras-chave: Indicadores socioeconômicos
Dinâmica da pesca
Barragens hidrelétricas
Amazônia
Data do documento: 2020
Resumo: O presente trabalho utilizou o Índice de Desenvolvimento dos Pescadores do Madeira (IDPM), em duas localidades da área do reservatório Santo Antônio: Distrito Jaci-Paraná e Vila Nova do Teotônio, com o objetivo de avaliar os impactos socioeconômicos e as modificações na dinâmica da pesca na área de influência do reservatório Santo Antônio no rio Madeira e a adaptação dos pescadores a essas mudanças. Foram realizadas entrevistas com aplicação de questionários junto aos pescadores (n=46) de julho/agosto/2017; agosto/2018 e agosto/outubro/novembro de 2019 (pós-reservatório: POSR) e comparados aos dados do Laboratório de Ictiologia e Pesca/UNIR (n=132), de abril a dezembro/2009 (pré-reservatório: PRER). As questões contemplaram informações sobre o perfil dos entrevistados e as características sociais, econômicas, político-institucionais, ecológicas e dinâmica da pesca. Considerou-se também os registros diários da produção pesqueira desembarcada no mercado pesqueiro (Porto Velho) pelos pescadores de Jaci-Paraná e Vila Nova do Teotônio e as anotações dos intermediários, nos períodos PRER (2007-2009) e POSR (2017-2019). Os indicadores social, econômico, político-institucional, ecológico e dinâmica da pesca para cada localidade foram calculados e comparados nas diferentes fases. A pesca tem importante papel na subsistência e renda. Os entrevistados, em média, têm mais de 40 anos de idade e se dedicam a atividade há mais de 20 anos. No POSR, parte dos pescadores do Teotônio deixam de vender o pescado aos intermediários, o que difere dos pescadores de Jaci-Paraná, que passam a ter uma maior participação na comercialização. A dificuldade de adaptações das pescarias no reservatório fez com que alguns pescadores desistissem de pescar. Os valores totais do IDPM apresentaram índice abaixo do ideal de desenvolvimento (0,4). O IDPM mostrou-se uma ferramenta eficiente para detectar impactos socioeconômicos decorrentes de alterações provocadas na dinâmica da pesca artesanal e poderá subsidiar estudos posteriores em comunidades locais que sofrem pressões antrópicas diferenciadas com implantações de represas hidrelétricas em Rondônia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4994
Aparece nas coleções:Biologia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Monografia_Danielle Mendonça_11DEZ2020.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.