Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5004
Título: Os caminhos da personagem Beatriz na obra Infanto juvenil esparadrapo na perspectiva das linguagens verbal e visual
Autor(es): Carmo, Roseneide Ferreira do
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Esparadrapo
Linguagem verba
Linguagem visual
Data do documento: 2023
Citação: CARMO, Roseneide Ferreira do. Os caminhos da personagem Beatriz na obra Infanto juvenil esparadrapo na perspectiva das linguagens verbal e visual. 2023. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta dissertação objetivou proceder à análise dos caminhos da personagem Beatriz, na obra infantojuvenil Esparadrapo (2021), escrita por Daniel da Rocha Leite e ilustrada por Maciste Costa, na perspectiva das linguagens verbal e visual. Problematizamos essa temática realizando uma análise das linguagens num possível diálogo de produção de sentidos para a leitura da narrativa, refletindo sobre a questão do preconceito em relação à personagem. Esta pesquisa é de natureza básica e, para tanto, utilizamos fontes bibliográficas e abordagem qualitativa. Abrange conceitos e considerações acerca do texto verbal, das ilustrações e da literatura infantojuvenil contemporânea. Trazemos como justificativa a importância e a necessidade de se estudar e analisar produções literárias da literatura infantojuvenil brasileira contemporânea numa perspectiva de colaboração entre as linguagens. Para a realização dessa dissertação com o título ―Os caminhos da personagem Beatriz na obra infantojuvenil Esparadrapo (2021)”, utilizaremos, concernente à metodologia para a pesquisa analítica bibliográfica, os teóricos: Abramovich (1991), Cademartore (2010), Coelho (2013), Colomer (2014) e Cândido (2005). Na área de Literatura Infantojuvenil: Andrueto (2021) e Biazetto (2008); para a análise teórica acerca da imagem, dialogaremos com Ramos (2020), Lindem (2018) and Góes (2009). Faremos uma análise do corpus, inicialmente apresentando um breve resumo das principais obras literárias do escritor Daniel da Rocha Leite, nas perspectivas das linguagens verbal e visual. Logo em seguida, faremos um passeio narrativo por meio das linguagens implícitas na obra Esparadrapo (2021) e, por fim, uma análise dialógica entre as linguagens verbal e visual.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5004
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação ROSENEIDE_VERSÃO FINAL 26.12.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.