Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5008
Título: Modelo de gestão da informação para análise de ambientes informacionais: o planejamento em uma universidade federal na Amazônia
Autor(es): Leão, Pablo Diego
Palavras-chave: Modelo da ecologia da informação
Cultura informacional
Processos de gerenciamento da informação
Estratégia da informação
Política da informação
Data do documento: 2023
Citação: LEÃO, Pablo Diego. Modelo de gestão da informação para análise de ambientes informacionais: o planejamento em uma universidade federal na Amazônia. 2023. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema um modelo de gestão da informação e a análise de ambientes informacionais e pertence à grande área das Ciências Sociais Aplicadas e às subáreas Ciência da Informação e Administração Pública. O objeto de pesquisa é o ambiente informacional da área de planejamento de uma universidade federal na Amazônia. Buscou-se responder ao problema: Qual o modelo de gestão da informação aplicável à análise de ambientes informacionais no contexto da área de planejamento de uma universidade federal na Amazônia? Para resolver o problema de pesquisa foi estabelecido o objetivo geral de propor um modelo de gestão da informação aplicável à análise de ambientes informacionais no contexto da área de planejamento de uma universidade federal na Amazônia. Este estudo está sustentado pela Teoria Geral dos Sistemas (TGS), pela perspectiva da cultura informacional, além de material bibliográfico (livros e artigos científicos) e material documental (normas internas e material técnico). Esta pesquisa está classificada como interdisciplinar, social aplicada, descritiva quanto ao objetivo, qualitativa e quantitativa quanto a abordagem, utilizando-se de dados coletados ou gerados pelo pesquisador por meio de documentos institucionais, questionários e entrevistas com roteiro semiestruturado. As transcrições das entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. A pesquisa documental e o estudo de caso foram os procedimentos utilizados. Percebeu-se a necessidade de se analisar ambientes informacionais de forma sistêmica, considerando elementos de comportamento/cultura informacional, equipe da informação, política da informação, estratégia da informação, processos de gerenciamento da informação e arquitetura da informação. Da análise dos dados foi possível caracterizar o objeto de pesquisa estudado como um sistema, identificar elementos de análise e propor um modelo de gestão da informação estruturado em categorias e elementos descritos para análise de ambientes informacionais que pode ser aplicado por gestores ou em outras pesquisas relacionadas ao tema.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5008
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - vs. final.pdf5,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.